Artigos e Notícias voltar
Escola prepara candidatos ao Diaconado

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

Santa Cruz do Sul conta com uma Escola de Diáconos, que se destina a preparar candidatos à ordenação diaconal. A escola é coordenada pelo Pe. Irineu Rabuske e pelo Diácono Renê Hoff e conta com a ajuda do ex-aluno Gemil Camini na secretaria. Na turma anterior também participaram alunos da Diocese de Cachoeira do Sul, dos quais a maioria já foi ordenado Diácono. A programação curricular segue as orientações do Doc. 96 da CNBB. Atualmente as aulas acontecem em um anexo da casa do Pe. Irineu Rabuske, no Bairro Bonfim em Santa Cruz do Sul.
Para participar da Escola, é condição básica que o candidato sinta o chamado de Deus. Diz a CNBB (Doc 96, n. 130): “A vocação é condição basilar e primeira de todo o processo de escolha, seleção e formação de candidatos, pois os demais requisitos virão em decorrência de tal pressuposto. O chamado de Deus deve falar mais alto e ser colocado de modo tão explícito que outras motivações e critérios seletivos lhe estejam subordinados”.
A atual turma que está na Escola está chegando em seu período final de formação, sendo que, por isso, estão recebendo o incentivo para se integrarem nos grupos dos diáconos existentes nas paróquias e comarcas. Antes de serem ordenados, deverão passar, ainda, pelo processo de escrutínio, assim como todos os candidatos à ordenação.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese