Artigos e Notícias voltar
Igreja participa da gestão das águas

Créditos foto: Comitê Pardo Cada Bacia Hidrográfica tem um Comitê de Gerenciamento das Águas. Assim, na Diocese de Santa Cruz do Sul, atuam o Comitê Taquari-Antas, Comitê Pardo, Comitê Baixo Jacuí e o Comitê do Rio Camaquã. No Comitê Pardo, a Diocese de Santa Cruz do Sul vem ocupando assento desde o ano de 2003 através da Ação Social Diocesana – ASDISC. E quem vem representando a ASDISC no Comitê é o Pe. Roque Hammes.

A cada dois anos os comitês realizam eleições, quando as entidades são convidadas a se inscreverem para ocupar uma vaga. Assim, no mês de maio, o Comitê Pardo estará realizando novas eleições, sendo que estão abertas as inscrições para as entidades.
O Comitê de Bacia é um órgão deliberativo com força legal, apoiado nas leis 9.433/97 do Governo Federal e pela Legislação Estadual de Recursos Hídricos, lei nº 10.350/94, responsável pela gestão das águas nas Bacias Hidrográficas.
O Comitê é constituído por 40% dos usuários da água, 40% de representantes da sociedade civil e de 20% de órgãos públicos federais e estaduais, distribuídos em 50 vagas. Estas vagas são distribuídas em três grupos, divididos cada um deles por categorias. A Diocese está presente no grupo da População da Bacia, categoria Associações Comunitárias.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese