Artigos e Notícias voltar
Diocese projeta linhas para a Formação

Em reunião online, na manhã do dia 9 de dezembro, reuniram-se os integrantes do Centro Diocesano de Formação Pastoral e Teológica – CDFPT – de Santa Cruz do Sul, para avaliarem a formação na Diocese e apontarem linhas para a formação em 2021, quando também vamos realizar a nossa 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral.
Entre as fragilidades apontadas pelos participantes está a falta de ligação entre fé e vida e a lacuna no ensino da Doutrina Social da igreja. Lamentamos que pessoas que tiveram chance de participar de vários cursos de formação dentro da Diocese sigam com práticas contrárias às orientações do Papa Francisco e ao Evangelho de Jesus Cristo. Por esta razão, sentimos a necessidade de organizar a formação na ação (agir e refletir). A formação precisa provocar mudanças no nosso jeito de ser e de expressar a fé.
Com a pandemia, aprendemos ao longo do ano que podemos ampliar os nossos espaços de formação, oferecendo cursos em forma de EAD (Ensino a Distância). Com isso, podemos contar com assessores qualificados e facilitar a participação das pessoas que vivem nos extremos da Diocese. Para tal precisamos, é lógico, investir na melhoria de acesso das pessoas à internet. É algo que, no futuro, deveremos valorizar muito mais. Por que não organizar, por exemplo, cursos de Ensino Social da Igreja, com grupos em várias regiões, que acompanham a explanação de um professor e, depois disso, com monitores locais, aprofundam o conteúdo e o traduzem para a sua realidade?
Em vista do ano de 2021, persiste a incerteza sobre a possibilidade de realizar encontros presenciais. Temos marcado o Lançamento do Ano Pastoral para marco (02 e 03), Curso do Clero e Agentes para abril (26 a 29), o Fórum do Sacramento da Crisma para maio (15 e 29), e a Assembleia Diocesana de Pastoral para novembro (23 e 24). Além disso, temos os roteiros para serem estudados nos grupos de família (Grupos de Jesus) e os Cursos de Teologia junto com a ESTEF. O Conselho de Leigos seguirá com a “Escola Fé, Evangelização e Cidadania” e a Comissão da Caridade vai coordenar os fóruns da 6ª Semana Social Brasileira.
Além destas atividades, também caberá ao CDFPT assessorar o processo da Assembleia Diocesana de Pastoral, acompanhar a elaboração das Diretrizes para o Sacramento da Crisma e organizar um projeto de formação para ministros da Palavra, da Esperança, e da Comunhão.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese