Artigos e Notícias voltar
Por onde andamos em 2019? Por onde andaremos em 2020?

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

Muitas foram as atividades realizadas na Diocese de Santa Cruz do Sul em 2019. Aqui registramos algumas que representam todas as demais atividades.

Campanha da Fraternidade: Sintonizados com a Igreja no Brasil, a Diocese abraçou a Campanha da Fraternidade sobre Políticas Públicas. Foram realizados vários encontros de formação nas comarcas pela Pastoral da Educação e Conselho de Leigos. 

Catequistas do Batismo: Nos meses de junho e agosto foram realizados dois dias de formação com os catequistas do batismo em seis diferentes regiões da Diocese. Na oportunidade foi feito o lançamento das Diretrizes do Batismo e do Manual do Catequista.

Ano da Eucaristia: Lançado no dia 26 de fevereiro, o ano pastoral de 2019 foi dedicado ao estudo e oração sobre o Sacramento da Eucaristia. Foi publicado o Texto Base e o roteiro “Grupos de Jesus – O ano da Eucaristia” para os grupos de família. As paróquias e comarcas trabalharam o tema a seu modo. Padres e lideranças participaram de três dias de formação com o Pe. Gustavo Haas. Como Diocese, celebramos na quarta-feira da Semana Santa, na procissão de Corpus Christi, na Romaria da Santa Cruz e na comemoração do Jubileu dos 60 anos da Diocese.

Ano Jubilar: No dia 15 de novembro, a Diocese de Santa Cruz do Sul comemorou Bodas de Diamante. Instalada no dia 15 de novembro de 1959 as comemorações incluíram a publicação de uma Edição Especial da Revista Integração, a Romaria da Santa Cruz, a celebração do dia 15 de novembro em Sério (junto com a ordenação sacerdotal do diácono Ezequiel), a celebração do dia 17 de novembro na Catedral São João Batista e a homenagem da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. 

Ordenações: No dia 28 de abril, na paróquia Santo Inácio de Lajeado, foi ordenado diácono o jovem Ezequiel Ezidro Perin. No dia 15 de novembro, na paróquia São José de Sério, ele foi ordenado padre. No dia 31 de maio, na paróquia Imaculada Conceição de Maria, foi ordenado diácono o haitiano Jean Mara Lafortune, que está com a ordenação sacerdotal marcada para o dia 8 de dezembro. Junto com as ordenações também temos a celebrar a caminhada de formação realizada no Seminário Propedêutico e no Seminário Maior de Viamão. 

Grandes celebrações: Várias foram as celebrações que reuniram milhares de pessoas ao longo do ano. Destacamos a Procissão de Corpus Christi no dia 20 de junho e a 18ª Romaria da Santa Cruz no dia 8 de setembro. 

Formação de lideranças: A Escola Diocesana de Catequistas com suas quatro etapas, realizada em Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul, qualificou as catequistas e ajudou a dar corpo ao Ano da Eucaristia. Os encontros de formação de Diáconos ajudaram a dinamizar o Plano de Pastoral. A Escola de Fé, Evangelização e Cidadania abriu espaço aos leigos para aprofundarem o Ensino Social da Igreja. O Curso de Liturgia e Canto Pastoral deu impulso às equipes de animação das celebrações para que “cantem a liturgia”. 

Ano do Sacramento da Crisma: No processo da Iniciação à Vida Cristã, o ano de 2020 será dedicado ao Sacramento da Confirmação ou Crisma. Para isso, está sendo preparado um Texto Base e o roteiro de encontros para grupos de família. Em maio (25-27) padres e lideranças leigas se reunirão na Casa de Retiros Loyola para um curso sobre “Crisma e o Espírito Santo”. Em agosto acontecerá o Fórum da Crisma em Arroio do Meio (22/08) e Santa Cruz do Sul (29/08).  Na Romaria da Santa Cruz faremos memória da nossa crisma.

Fraternidade e Vida - Dom e Compromisso: Na quarta-feira de cinzas (26/02), a Igreja no Brasil estará lançando a Campanha da Fraternidade de 2020 com um explícito chamado a que nos empenhemos na defesa e promoção da vida. O lema motivador tem por inspiração a parábola do Bom Samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O Conselho de Leigos da Diocese estará realizando vários encontros de formação nas comarcas.

Diretrizes para o Sacramento da Eucaristia: As paróquias e os grupos de pastoral estão sendo convidados a estudarem o esboço das Diretrizes da Eucaristia entregue no Conselho de Evangelização do dia 19 de novembro. Em junho de 2020 deveremos aprovar estas Diretrizes.  

Romaria da Santa Cruz: No dia 13 de setembro estaremos realizando a 19ª Romaria da Santa Cruz. A proposta é motivar todos os crismandos da Diocese para fazer da Romaria um grande Encontro de Crismandos, destacando a unção para o envio: Ungidos e Enviados. 

Formação de lideranças: Terá sequência, em 2020, a “Escola de Fé, Evangelização e Cidadania” promovida pelo Conselho de Leigos. A Escola Diocesana de Catequese tem confirmada nova edição para Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul. Os diáconos continuarão com os encontros de formação no 5º sábado de cada mês. Em Amaral Ferrador terá continuidade o Curso de Teologia Popular, sendo possível que outros cursos sejam abertos ao longo do ano.

Com os olhos voltados para 2021: No segundo semestre de 2020 começaremos a preparar a 44ª Romaria da Terra que será na Diocese de Santa Cruz do Sul. Também vamos começara a preparar a Assembleia Diocesana de Pastoral para avaliar o processo da Iniciação à Vida Cristã e planejar os passos para os próximos 4 anos. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese