Artigos e Notícias voltar
Santa Cruz participa da reunião da Província em Uruguaiana

Formada pelas dioceses de Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, a Província Eclesiástica de Santa Maria se reúne duas vezes ao ano, sempre em dioceses diferentes. A última reunião aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro, no Instituto Laura Vicuña em Uruguaiana, reunindo bispos e coordenadores de pastoral. Pela diocese de Santa Cruz do Sul participaram Dom Aloísio Dilli e Pe. Roque Hammes.

O tema de estudo preparado pela Diocese de Uruguaiana foi sobre a ação pastoral em tempos de pós-pandemia. O assessor convidado foi o Pe. Manoel Godoy, de Belo Horizonte, que fez sua explanação por vídeo conferência. Destacou, num primeiro momento, o “sentir e pensar a pastoral com o Papa Francisco no período pós-pandêmico”. Acentuou a insistência do Papa com o encontro e a proximidade na ação pastoral e os três verbos que devem mover o agente de pastoral: acompanhar, discernir e integrar. Num segundo momento falou sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, acentuando “a cultura urbana como desafio para a missão”. Fez uma ligação das Diretrizes com o Sínodo dos Bispos, apontando para a necessidade da formação, porque “sem formação a sinodalidade vai como uma onda, porque não temos agentes qualificados para esta proposta de Igreja”. Provocado pelo plenário, lembrou da dificuldade que temos em fazer processo, porque em 1979, a Conferência de Puebla falou sobre “comunhão e participação”. Infelizmente não conseguimos levar em frente a proposta. Agora, o Papa Francisco retoma aquele indicativo, acrescentando a missão: “Comunhão, participação e missão”.
O segundo dia de trabalho foi dedicado a diversos assuntos, entre os quais destacamos: Seminário Propedêutico Interdiocesano; Diaconato Permanente; Campanha da Fraternidade de 2022; 44ª Romaria da Terra; Fase preparatória do Sínodo nas Dioceses. Dom Leomar também levantou a questão de Nossa Senhora Medianeira que, popularmente, é a padroeira do Rio Grande do Sul. Na prática, porém, o padroeiro do Rio Grande do Sul é São Pedro. Por isso, pediu à Província aval para solicitar ao Vaticano que nomeie Nossa Senhora Medianeira como co-padroeira do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo propôs que a Província a adotasse como padroeira, no que teve o aval dos participantes. Desta forma, a partir de agora, a padroeira da Província de Santa Maria é Nossa Senhora Medianeira.
Para 2022, as reuniões da Província foram agendadas para Santa Maria (17 e 18 de março) e Cachoeira do Sul (27 e 28 de setembro). A coordenação da reunião sempre fica ao encargo da Diocese que a acolhe.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese