Artigos e Notícias voltar
Encontro fortalece catequistas na Missão

Créditos foto: PASCOM

Aproximadamente mil catequistas da Diocese de Santa Cruz do Sul reuniram-se no salão paroquial de Arroio do Meio, no dia 22 de abril, para mais um Encontro Diocesano de Catequistas. O tema do encontro foi “Iluminados por Cristo a serviço da Vida”. Dentro do ano do laicato, o enfoque foi a Iniciação à Vida Cristã, com destaque para o Sacramento do Batismo. Apesar da ausência de algumas paróquias, todas as 11 comarcas estavam representadas.
A programação foi organizada em torno de cinco vivências, conduzidas por catequistas de seis comarcas. Após cada vivência, Frei João Fernandes Reinhert do Rio de Janeiro, apresentou uma rápida catequese. As vivências apresentadas foram: Iluminados por Cristo; Presença do Ressuscitado na Comunidade; Marcados com a Cruz; A Palavra de Deus na Comunidade; Batismo porta de entrada na Vida Cristã.
A culminância do encontro se deu com uma bela Celebração Eucarística, presidida por Dom Aloísio Dilli e concelebrada por 22 padres. Uma das marcas foi o almoço partilhado a partir daquilo que cada um trouxe da sua casa. Como costuma acontecer sempre que existe partilha, todos comeram e ainda houve sobras.
No entender de Dom Aloísio, “o encontro serviu para animar as catequistas na missão; e isso é o fundamental”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese