Artigos e Notícias voltar
Bote Fé RS leva jovens de todo o Estado a celebrar os frutos da Jornada Mundial da Juventude de 2013

Créditos foto: Cezar Gonçalves

O Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, foi palco de um dos maiores encontros de jovens católicos do Rio Grande do Sul neste domingo (1º), o show Bote Fé RS. O evento marcou a celebração das ações iniciadas a partir da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro em 2013, quando o Papa Francisco convocou os jovens a serem missionários e a botar fé em suas ações. Um dos momentos mais marcantes do show foi a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, carregada por jovens representantes de cada uma das 18 Arqui/Dioceses do Estado.
Cerca de 15 mil pessoas vindas de todas as regiões do Estado chegaram à Capital por volta do meio-dia na Usina do Gasômetro, de onde saíram numa caminhada pela paz em direção ao local onde seria realizado o show Bote Fé.  Os peregrinos chegaram trazendo alimentos e artigos de higiene para serem entregues à Pastoral do Imigrante, instituição católica que se dedica à acolhida e cuidado com as pessoas que chegam de outros países. O ato também foi um convite para reflexões sobre a promoção da paz.
“Esta caminha é simbólica, representa o longo, difícil e artesanal caminho da construção da paz. Ela é uma opção de vida, e é ao mesmo tempo uma construção social. Ela parte dos corações mansos e reconciliados com Cristo que não deixam espaço para a agressividade e a violência, mas deve alargar-se até atingir as estruturas sociais que possibilitem uma convivência pacífica”, disse o bispo de Cruz Alta e referencial da juventude, Dom Adelar Baruffi, durante a missa. “Sejamos um sinal profético de um mundo de paz”, ressaltou, relembrando palavras do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude.
Logo no início da missa, Dom Jaime Spengler,arcebispo de Porto Alegre, leu uma carta enviada pelo Papa Francisco aos jovens do Rio Grande do Sul que participavam do Bote Fé. No documento, o pontífice lembra as palavras ditas durante a Jornada Mundial da Juventude: “Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos”. O papa finaliza a carta convidando cada um a abrir seu coração para que as ações sejam conduzidas pela fé em Jesus Cristo. "Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se ‘incendiará’ de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado”, conclui.
Ao longo de toda tarde e até à noite, ocorreram shows de bandas regionais escolhidas por voto popular para tocar na festa, e uma retrospectiva com as apresentações das bandas que tocaram na edição de 2012 do Bote Fé, que ocorreu em Santa Maria. Uma das atrações mais esperadas foi o show da Banda Nacional Anjos de Resgate, que animou o público no show de encerramento da festa.
“Aqui tem muita gente que tem o mesmo ideal e que busca estar cada vez mais próximos de Jesus, mesmo com as dificuldades. É importante mostrar ao mundo o real motivo de estarmos aqui hoje, que é Jesus”, diz o jovem Bruno de Matos, da Diocese de Rio Grande.

Demonstrações de fé e comunhão deram sentido à celebração

Além das apresentações musicais, ocorreram muitos momentos de demonstração de fé e testemunhos de experiências, como a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no lançamento do Projeto Rota 300, e o relato de jovens que participaram da Semana Missionária, em Porto Alegre.
Durante a Semana Missionária, cerca de 50 jovens estiveram na Fonte Colombo (que trabalha com pessoas que vivem com HIV), acompanharam o trabalho desenvolvido pela Pastoral Carcerária nos presídios, e o dia-a-dia dos trabalhadores da Vila dos Papeleiros, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, Lomba do Pinheiro e na Obra Social Padre Pedro Leonardi, bairro Restinga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como famílias e moradores de rua.
“O bote fé é mais que um evento ou um show, é também a celebração da opção pela juventude, é o ato de colocar fé, esperança e amor nesta juventude. Os jovens não são o futuro, os jovens são o presente, são o hoje da Igreja. Hoje também celebramos a experiência da semana missionária, quando jovens de todo Estado tiveram a oportunidade de viver em missão e se colocar a serviço daqueles que estão a margem da sociedade, se colocar como o próprio Cristo na vida destes irmãos”, diz Luis Guilherme Fagundes, de Passo Fundo, que participou da Semana Missionária e hoje se juntou a outros jovens no Bote Fé.
O Projeto Rota 300 anos comemora os três séculos da aparição de Nossa Senhora em Aparecida no interior de São Paulo. No lançamento durante o Bote Fé, um jovem de cada Arqui/Diocese do Estado conduziu a imagem da Mãe Aparecida até o palco, dando início oficialmente ao projeto de evangelização, vivência, fé e devoção.

Bote Fé marca o final de um ciclo e o início de novos projetos

A coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, Irmã Zenilde Fontes, explica que o Projeto Rota 300 anos quer lançar um olhar de cuidado com as águas, mais especificamente sobre os rios, em razão de que o surgimento da imagem de Aparecida se deu a partir do Rio Paraíba do Sul.
Ela conta que a partir de agora, o foco do trabalho do Serviço de Evangelização será o Projeto Rota 300 e a possível visita do Papa Francisco em 2017 ao Santuário da Mãe Aparecida. “Vamos olhar para a mãe missionária a partir de nossa Senhora Aparecida, e assim continuaremos no espírito de estar em missão”.

Atividades tiveram início no sábado

Muitos jovens chegaram à Capital no sábado (31) para viverem experiências missionárias nas paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre e Região Metropolitana. À noite, a programação contou com o Holywins, na PUC, um evento que marcou a celebração de todos os santos com missa, shows e uma vigília inspirada na espiritualidade da comunidade francesa Taizé.

Leia a carta enviada pelo Papa Francisco:
SUA SANTIDADE, O PAPA FRANCISCO
Informado da realização do evento católico “BOTA FÉ”, na Arquidiocese de Porto Alegre, anima a todos os participantes a responderem ao Evangelho com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem, conscientes de que os cristãos pela graça de Deus “se tornam templos do Espírito Santo, pedras vivas com que se constrói a Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, 1197), reavivando o compromisso de transmitir aos outros essa alegria de ser filhos de Deus. Por isso, o Papa Francisco recorda as palavras pronunciadas durante a sua passagem pelo Brasil: “Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos.” (Eucaristia conclusiva, 28/7/2013). E, durante a Vigília, ele retomava esta pergunta feita um dia “a Madre Teresa de Calcutá: “Por onde começar?” – Por ti e por mim, respondeu ela. Tinha vigor aquela mulher! Sabia por onde começar. Hoje eu roubo a palavra a Madre Teresa e digo também a você: Começamos? Por onde? Por ti e por mim! Cada um, em silêncio, se interrogue: se devo começar por mim, por onde principio? Cada um abra o seu coração, para que Jesus lhe diga por onde começar” (27/7/2013). Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Com estes votos feitos oração, o Santo Padre envia a todos os participantes do “Bota Fé”, extensiva a todos os jovens gaúchos, uma propiciadora Bênção Apostólica.
Vaticano, 30 de setembro de 2015.
 
+ Angelo Becciu
Substituto da Secretaria de Estado de Sua Santidade

Autor: Daiane Madruga, jornalista voluntária – equipe Comunicação do Eaí Tchê
Fonte: www.eaitche.com.br
Últimas Notícias da Diocese