Artigos e Notícias voltar
Retiro dos Seminaristas: Experiência do Encontro com Jesus Cristo

Créditos foto: PASCOM/SDA

Dos dias 10 a 13 de julho, os seminaristas do Seminário Maior Dom Alberto realizaram seu retiro anual. O retiro aconteceu no Recanto São Carlos, em Guaporé. O pregador do retiro foi o Frei Adelino Pilonetto, frei capuchinho. O tema que se refletiu foi o “Encontro com Jesus Cristo”.
Na segunda-feira (10) a reflexão teve duas vertentes: ‘O melhor ponto de partida' e ‘crer ou não crer’. O retiro não quer nos distanciar da vida, mas levarmos para mais perto dela. É para uma profunda intimidade com o Senhor. Mas afinal, qual o melhor ponto de partida? Por certo é aquele em que nos encontramos. Por isso é importante nos situarmos existencialmente. Crer é ter em quem descansar o coração.
Na terça-feira (11) a reflexão abordou os temas: 'Afinados com Jesus', 'De olhos fixos em Jesus’, 'Buscador de Deus' e 'Com Jesus, conduzidos pelo Espírito’. Vimos a relação entre o afinamento e a afeição por Jesus como caminho de seguimento a Ele. Para afinarmo-nos com Jesus temos que cultivar dois meios: o Evangelho e a Oração. Em Jesus temos um modelo de buscador de Deus guiado pelo Espírito Santo.
Na quarta-feira (12) a reflexão abordou o caminho de descida de Jesus: 'Com Jesus no caminho que desce', 'Criador de um movimento reformador', 'Conflitivo e perigoso' e 'O Mártir do Reino de Deus'. A nossa tendência sempre em nossa vida é subir, mas Deus opta por descer, esvaziar-se, despojar-se. Jesus ensina a servir. A se fazer pequeno. A ser humilde. Mas sempre com alegria. Refletimos ainda o episódio da paixão e morte de Jesus.
Na Quinta-feira (13) a reflexão abordou o tema da Ressurreição de Jesus Cristo. Nós não somos seguidores de um falecido, mas sim de um Ressuscitado, de alguém que vive e vive para sempre.
Na Santa Missa de enceramento o Frei fez uma memória daquilo que vivemos durante os dias de retiro. Fizemos um caminho de seguimento do Cristo: desde Jesus de Nazaré até o Cristo Ressuscitado.
Queremos agradecer ao Frei Adelino Pilonetto que se dispôs a pregar e orientar o retiro para nós seminaristas, contribuindo assim em nossa formação rumo ao sacerdócio. Nossa gratidão também àquelas pessoas que rezaram por nós durante este retiro.

Autor: Giovane Gonçalves, seminarista
Últimas Notícias da Diocese