Artigos e Notícias voltar
Lançamento do Ano Pastoral

Créditos foto: Márcia Agnes Bartz

Nos dias 3 e 4 de março, com a participação de 141 lideranças, a Diocese de Santa Cruz do Sul abriu, oficialmente, o Ano Pastoral de 2020. O fato se deu na Casa de Retiros Loyola de Santa Cruz do Sul, agora com uma bela capela recém inaugurada. Além do bispo Dom Aloísio Dilli, participaram padres, diáconos, religiosas, religiosos, coordenadores das pastorais e movimentos e lideranças leigas das comarcas.
No primeiro dia, depois de uma bela celebração de abertura, o professor César Góes da UNISC apresentou tópicos da conjuntura brasileira. Na sequência, padre Roque Hammes falou sobre o momento da Igreja, ressaltando a importância de nos unirmos ao Papa Francisco e abraçarmos os projetos que ele propõe. Acentuou que “somos católicos porque professamos a mesma fé do Papa Francisco”. Na Diocese professamos a mesma fé do Bispo Diocesano e, na paróquia, devemos professar a mesma fé do nosso pároco.
Dom Aloísio falou sobre a Exortação Apostólica “Querida Amazônia” e o Conselho de Leigos sobre a “Campanha da Fraternidade”. Na parte da tarde foi estudado o Texto base “Confirmação ou Crisma: Sacramento do Espírito Santo” e foram retomadas as Diretrizes para o Sacramento da Eucaristia. Sob a coordenação do Pe. José Renato Back, foram relatadas experiências sobre a implantação das Diretrizes do Sacramento do Batismo.
Na quarta-feira, num primeiro momento, foi apresentado o projeto do Altar Monumento para o Santuário da Santa Cruz e recolhidas sugestões para a 19ª Romaria da Santa Cruz no dia 13 de setembro. Também foram colhidas sugestões para a Romaria da Terra de 2021, que deverá ser organizada pela Diocese de Santa Cruz do Sul. No dia 21 de abril deverá ser definido o local desta Romaria e o tema a ser trabalhado. Depois disso, as coordenações das pastorais e movimentos partilharam suas programações para o ano em curso.
Ao final de tudo ficou a certeza de que temos grandes desafios e muitas programações a serem realizadas. Em tudo devemos ter a certeza de que conosco está o Espírito Santo. Devemos atentar para as suas inspirações e escutar a voz de Deus.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese