Artigos e Notícias voltar
Inquietação: renovar a vida das paróquias

Créditos foto: Pe. Marcelo Carlesso

Durante três dias, Padres, Irmãs Religiosas e lideranças leigas da Diocese de Santa Cruz do Sul se debruçaram sobre a iniciação à vida cristã. A assessoria esteve ao encargo de Padre Érico Hammes e Dom Leomar Brustolin. Padre Érico apresentou uma fundamentação teórica em base a alguns documentos da Igreja, particularmente da Evangelii Gaudium do Papa Francisco e do documento de Estudos da CNBB, n. 97 – Iniciação à Vida Cristã. 
Dom Leomar tomou por base o documento 100 da CNBB (Comunidade de Comunidades uma nova Comunidade) e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para provocar ações que levem a uma verdadeira renovação das Comunidades. Ficou evidente a necessidade de implementar um processo de renovação das comunidades que coincida com o processo da conversão pessoal. Sem isso, podemos nos preparar para fechar as portas das comunidades e paróquias.
Para que as comunidades se renovem, Dom Leomar propôs o acento na renovação da liturgia, renovação da catequese e Leitura Orante da Bíblia. Nunca descuidar dos pobres e sofredores. Acima de tudo, acolher bem as pessoas.
Por fim: a renovação das comunidades e paróquias só acontecerá mediante a conversão dos agentes e lideranças.

Autor: Pe. Roque Hammes
Fonte: PASCOM
Últimas Notícias da Diocese