Artigos e Notícias voltar
Diocese de Cachoeira do Sul rejubila-se com seu novo Bispo

Créditos foto: PASCOM

Na manhã deste domingo, 25 de agosto, na Catedral da Cachoeira do Sul tomou posse como bispo daquela diocese Dom Edson Batista de Mello. Desde janeiro de 2018, após o falecimento de Dom Remídio Bohn a Diocese de Cachoeira do Sul aguardava a nomeação do novo bispo que chegou em 22 de maio passado. O então Padre Edson, pertencente ao clero diocesano de Novo Hamburgo/RS foi nomeado pelo Papa Franscisco e ordenado Bispo na Catedral de Novo Hamburgo pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel no último dia 11 de agosto de 2019.

Dom Edson é filho de dona Renata de Mello e do senhor Jorge Emílio de Mello. Padre Edson nasceu em São Leopoldo, no dia 15 de dezembro de 1964. Tendo estudado mecânica e sido oficial do Exército Brasileiro, fez toda a preparação formativa para o sacerdócio e, em 1997, aos 33 anos, foi ordenado presbítero.
Ao longo do tempo, padre Edson desempenhou várias funções importantes na diocese de Novo Hamburgo, como pároco em várias paróquias, reitor dos seminários propedêutico e maior por muitos anos; teve ainda ao longo dos anos de sacerdócio participação em vários conselhos diocesano. No instante da nomeação episcopal era pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, e desempenhava a coordenação de pastoral da diocese de Novo Hamburgo.

A Santa Missa de posse de Dom Edson iniciou-se as 10hs na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Sul. Apresentado ao povo diocesano, que lotou a catedral, vindo das várias paróquias da diocese, Dom Edson foi levado à sua Catedra pelo arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, onde tomou posse como quarto bispo da Diocese de Cachoeira do Sul.
Em sua mensagem Dom Edson agradeceu e saudou a todos manifestando seu desejo de caminhar junto com o povo da sua diocese. Também manifestou sua gratidão e respeito pela caminhada feita até o momento por todas as lideranças e clero da diocese. 
Após a Santa Missa um almoço para 900 pessoas foi servido nas dependências da Paróquia São José, no centro de Cachoeira.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese