Artigos e Notícias voltar
Romaria da Terra, Agricultura Familiar e Agroecologia

Na próxima terça-feira, dia 01 de março, a Diocese de Santa Cruz do Sul irá sediar a 44ª Romaria da Terra, no município de Ilópolis, terra da Erva Mate. O tema deste ano é “Agricultura Familiar e Agroecologia: sinais de Esperança”. O lema motivador é “Irmãs e irmãos, cuidemos da Mãe Terra”. Não podemos permitir que a terra se torne um depósito de venenos, porque “quando se joga veneno elimina-se a maioria dos insetos e organismos vivos que estão na terra e os poucos que subsistem se transformam em pragas”. No dizer de Dom Aloísio Dilli, “entre os clamores das Romarias da Terra está a importância de evitar as sementes transgênicas e produzir alimentos sem agrotóxicos, sem venenos que acabam com a nossa saúde e a dos outros”. Conforme expresso no tema (sinais de Esperança) a próxima Romaria da Terra quer destacar a força da juventude rural, necessária para “garantir a continuidade da propriedade familiar”. Além de outros projetos existentes na Diocese de Santa Cruz do Sul, dois deverão ganhar destaque na 44ª Romaria da Terra: os Bancos das Sementes Crioulas e a Escola de Jovens Rurais. Das 43 romarias já realizadas, a Diocese de Santa Cruz do Sul acolheu as romarias de 1990 (Herveiras) e 2005 (Cruzeiro do Sul).

 

Programação

07h30min – Recepção em frente ao museu do Pão com lanche e água

08h30min – Abertura com falas, cantos e encenações

Logo após, terá início a caminhada percorrendo ruas da cidade com paradas temáticas até o Parque do Ibama (Parque da Erva Mate) onde será realizada a Celebração Eucarística, com bênção dos alimentos e envio dos romeiros e romeiras.

12h – Almoço. Depois do almoço ficará tempo livre para as pessoas visitarem o parque da Erva Mate, as tendas de alimentação e alternativas da agroecologia e algumas falas e músicas populares.

Autor: Colaboração Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese