Artigos e Notícias voltar
Missas com benção aos idosos e projetos de convivência

Créditos foto: Amanda Rezer


Este mês, o Papa Francisco reza pelos idosos que representam as raízes e a memória de um povo. O dia 24 de julho, é a uma data especial que a Igreja celebra a memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus, e que também é comemorado o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Missas com bênção especial aos idosos serão realizadas em paróquias do mundo todo. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, a Paróquia Santo Inácio de Lajeado, inicia suas celebrações no sábado, 23, às 18 horas. No domingo, 24, serão realizadas em dois momentos, às 8h30 e as 19 horas, presididas pelo Pe. Valdir José Biasibetti e Pe. João Batista dos Santos.

Na Paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, a celebração será na segunda-feira, 26, às 14 horas, presidida Pe.  Antônio Zeno Graeff. O rito de bênção especial aos idosos será realizado pelos diáconos da paróquia. “É a retomada de muitos idosos a Igreja após um período pandêmico em que tiveram que se resguardar. Todas as comunidades são motivadas a traze-los para esta celebração que terá benção da saúde”, disse o pároco Pe. Roque Hammes. 

A Diocese através do Setor de Assistência Social, também desenvolve projetos voltados a convivência, proteção e garantia dos direitos das pessoas idosas. Semanalmente 80 pessoas são atendidas nos Projetos Conviver da Paróquia São João Batista, no Centro, no Projeto Saúde e Bem-Estar da Paróquia Santo Antônio no bairro Arroio Grande, e no Projeto São Francisco da Comunidade São Francisco, no bairro Faxinal.

As atividades são diferentes em cada grupo, como explica a assistente social da Mitra Diocesana, Dianefer Berté Schwendler. “ Em alguns há oficinas de Ginástica, Memória e Saúde Popular Comunitária. Em outros, temos oficinas de artesanato, dinâmicas de grupo, atendimentos individuais e entregas de cestas básicas e de agasalhos. Os recursos são financiados pelo Fundo de Solidariedade da Diocese e por verbas dos editais do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Social da Sicredi”, esclarece.

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese