Artigos e Notícias voltar
43ª Romaria da Terra será em Mormaço

Créditos foto: Divulgação / Diocese de Cruz Alta

No dia 25 de fevereiro, a Diocese de Cruz Alta acolherá a 43ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. A sede será o município de Mormaço, situado no alto da Serra do Botucaraí, vizinho dos municípios de Victor Graeff, Espumoso e Tio Hugo e 24 km a Norte-Oeste de Soledade.
O tema proposto para a Romaria deste ano é “O bem viver no campo e na cidade”. Conforme Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta, “o bem vier é uma atitude conscientemente pensada, de cuidado com o meio ambiente e o ser humano, sobre os empobrecidos. O ser humano, que não é dono, mas administrador da criação, é convidado a viver em harmonia com toda criação, superando a ânsia da instrumentalização da natureza”.  Por isso, na 43ª Romaria “queremos refletir sobre as agressões que são infligidas ao meio ambiente e, consequentemente, aos mais pobres; incentivar a agricultura familiar como um caminho para uma vida saudável; cultivar uma espiritualidade ecológica baseada na simplicidade de vida; educar-se para um outro estilo de vida, menos consumista e mais feliz”.
A programação da 43ª Romaria começa às 6 horas da manhã do dia 25 de fevereiro, com a mística de acolhida (oração) para as pessoas que vão trabalhar no evento. Às 7 horas haverá café da manhã organizado pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e Diocese de Cruz Alta, na comunidade São João dos Prólos, onde iniciará a caminhada da Romaria. Às 8h40m acontecerá a abertura da romaria, com o início da caminhada até ao parque municipal onde haverá celebração eucarística às 11 horas. Segue-se o momento do almoço, momento cultural com artistas populares, oficinas temáticas e celebração de envio às 15 horas.
Ressalta-se que a 44ª Romaria da Terra, em 2021, será na Diocese de Santa Cruz do Sul. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese