Artigos e Notícias voltar
44ª Romaria da Terra está na estrada

Às 19 horas do dia 16 de fevereiro, quando as caravanas da 44ª Romaria da Terra já deveriam estar chegando em suas casas, por causa da pandemia da Covid-19, Frei Wilson Dallagnol conseguiu declarar aberta a sessão de abertura do Lançamento da 44ª Romaria.
Com uma dinâmica programação transmitida pelas redes sociais foi feita a memória das 43 Romarias da Terra acontecidas no Rio Grande do Sul desde a 1ª Romaria no dia 7 de fevereiro de 1978, em Caiboaté. Pessoas que estão identificadas com a Romaria há vários anos deram seus depoimentos, destacando-se Dom Orlando Dotti (bispo emérito de Vacaria) e Olívio Dutra (ex governador do Rio Grande do Sul que é presença confirmada em todas as romarias).
Antonio Gringo com seu violão e suas belas canções, acompanhado pela sua companheira Regina, animou a apresentação e ajudou a fazer memória da luta pela terra, destacando a Romaria da Terra e a Alimentação Ecológica.
Pe. Clécio Henckes, junto com o prefeito Edmar Rovadoschi, o secretário da agricultura Jurandir Marques e o casal Lúcia e Ovídeo Chiesa, apresentaram o município de Ilópolis como sede da 44ª Romaria da Terra. Como maior produtor de erva mate do Rio Grande do Sul, Ilópolis tem sua economia baseada na agricultura familiar.
Na sequência, quando o relógio marcava 20h20m, Dom Aloísio Alberto Dilli declarou aberta a 44ª Romaria da Terra, fazendo o convite para que todos se dirijam a Ilópolis no dia 1º de março de 2022. Maurício Queiros apresentou os símbolos da Romaria da Terra, que são a cruz e o círio pascal. Pe. Roque falou sobre o tema e o lema da 44ª Romaria: “Agricultura familiar e ecologia: sinais de esperança” e “Irmãs e irmãos, cuidemos da Mãe Terra”.
Os romeiros da 44ª Romaria da Terra podem se colocar na estrada. A partir de agora e ao longo de 2022, somos convidados a refletir sobre o tema e nos mobilizar para o grande encontro em Ilópolis no dia de carnaval de 2022. “Cuidemos da Mãe Terra”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese