Artigos e Notícias voltar
Transborde o Amor

Créditos foto: Reprodução

Quando pensamos em vocação, logo passa por nossa cabeça aquela conhecida imagem de uma freira ou de um padre de batina. Mas seria somente essa a definição de vocação? Também estamos acostumados a escutar que vocação é um chamado, mas seria somente da parte de Deus ou tenho minha parcela nessa escolha?
 
Limitar vocação a ser religioso subtrai o significado real dessa palavra, simples e profunda, para uma sociedade do descartável e do superficial. Quando acredito que tenho, diante de Deus e dos homens, uma capacidade ou um interesse natural em corresponder àquilo que dá sentido à minha vida e existência neste mundo, assumo diretamente minha vocação.
 
Muitas vezes achamos que não nos encontramos em lugar nenhum ou que não correspondemos ao chamado que recebemos. Mas, quando sabemos que acima de tudo somos chamados para viver o amor mútuo, descobrimos que todos nós temos uma vocação e que, além de ser traduzida em ‘chamado’, tem também como significado: capacidade ou interesse natural em corresponder.
 
Uma vocação, independente da sua forma de ação, sem o Amor perde todo o sentido. Cabe a nós exercermos nosso chamado, agindo por meio do Amor e por Amor, como escreveu o Papa Francisco na Exortação Apostólica EVANGELII GAUDIUM: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar. Nisto uma pessoa se revela enfermeira no espírito, professor no espírito, político no espírito..., ou seja, pessoas que decidiram, no mais íntimo de si mesmas, estar com os outros e ser para os outros”.
 
Não tenha medo! Descubra sua capacidade ou interesse natural em corresponder ao Amor, seja qual for sua profissão ou vocação específica. Não espere um sinal glorioso do céu ou a voz de Deus vinda como um trovão, mas apenas faça da sua vida uma forma de corresponder ao Amor gratuito de Deus, pois neste tempo de guerras somente o Amor pode transformar o mundo, e essa contribuição eu e você podemos oferecer para nossa sociedade, e, principalmente, para os que estão mais próximos de nós.
 
Vocação é ter consciência que no local onde você está, fazendo o que te faz feliz e realizado, ali Deus se utilizará de você para atrair mais pessoas a Ele. Portanto, corresponda à sua vocação no dia a dia, nas coisas simples da vida.
 
Deus te chama a todo momento a Amar aqueles que mais precisam, que estão dentro da sua casa, na sua roda de amigos ou no seu ambiente de trabalho. Vocação é ação, então escolha ser esse agente de mudança que o mundo tanto precisa! Somos chamados a uma resposta pessoal. Deus nos conduz, mas não podemos responsabilizá-lo por nossas escolhas.
 
Esteja sempre disponível a amar muito, para que esse amor transborde e atinja o próximo. E se você sente uma inquietação vocacional específica, não perca tempo, pois “somente num terreno espiritualmente bem cultivado brotam as vocações” (Bento XVI).
 

Autor: Thulio Fonseca, missionário da Comunidade Canção Nova e coordena o departamento de Relações Diplomáticas da Comunidade Canção Nova.
Fonte: Divulgação Canção Nova
Últimas Notícias da Diocese