Artigos e Notícias voltar
Secretárias das Paróquias participam de encontro de formação

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

No dia 11 de julho, na Casa de Retiros Loyola em Santa Cruz do Sul, aconteceu um encontro de formação das secretárias e dos secretários das paróquias da Região Sul da Diocese, integrada pelas comarcas de Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Linha Santa Cruz, Candelária, Venâncio Aires e parte da comarca de Boqueirão do Leão. O encontro começou com a  fala de Dom Aloísio Dilli, que destacou a ligação entre todas as paróquias numa única Diocese, “confiada ao pastoreio de um bispo com o auxílio do presbitério” e, “paróquia é um conjunto de comunidades confiadas ao cuidado de um pároco em comunhão com o seu Bispo e a sua Diocese”. Por isso, “se trabalhamos na paróquia estamos trabalhando na Diocese” e “só podemos trabalhar numa paróquia se estamos em comunhão com a Diocese. Para isso precisamos estar por dentro da vida e missão da Igreja”. Como secretárias/os precisamos competência em dois aspectos: aspecto pastoral e aspecto profissional. Isso porque, além de “Diocese Povo de Deus” somos a “Mitra Diocesana” que deve seguir aquilo que a legislação federal nos pede.
Pe. Rogério Kunrath apresentou os princípios para um bom atendimento, destacando que “a secretaria da paróquia é o cartão de visitas da paróquia” e “a porta de entrada para a Igreja”.
A partir disso, os participantes foram divididos em grupos, onde fizeram um levantamento de todas as suas dúvidas referentes a “Patrimônio, contabilidade, filantropia, arquivo, recursos humanos e pastoral”. As pessoas que coordenam estes setores na Cúria e no Secretariado de Pastoral responderam as dúvidas e apresentaram outras informações necessárias ao bom trabalho das secretárias.
Já no dia 18, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio, aconteceu o encontro com as secretárias da região norte da Diocese, seguindo a mesma programação do encontro da Região Sul da Diocese.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese