Artigos e Notícias voltar
Assembleia Diocesana encaminha carta à CNBB

Créditos foto: PASCOM Na tarde de hoje, ao final da 13ª Assembleia de Pastoral, foi aprovado o envio de uma Carta à CNBB. Leia a carta completa abaixo.



Excelência Revma. Dom Valmor Oliveira de Azeredo!
M/D Presidente da CNBB.

Reunidos na 13ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul - RS, amparados na eclesiologia do Concílio Vaticano II e provocados pelo Sínodo dos Bispos que nos desafia a “caminhar juntos”, queremos:
1º) Manifestar a nossa comunhão com a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que está acontecendo junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México e inspirou a preparação da nossa 13ª Assembleia Diocesana.
2º) Manifestar a nossa comunhão com a CNBB, reforçar nosso apoio às ações do Conselho Permanente e renovar o compromisso de seguir as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
3º) Manifestar a nossa plena comunhão com o Papa Francisco, agradecendo-lhe pelos novos ares que está trazendo para a Igreja Universal e comprometendo-nos em participar intensamente do “tempo de escuta do Sínodo”.
Somos 225 pessoas reunidas: Bispo, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigos e leigas. Entre nós, estão as coordenações diocesanas de Pastoral e de Administração, representantes das Paróquias, dos Movimentos de Igreja, dos Organismos Diocesanos, do Seminário Maior Dom Alberto e das coordenações dos Setores de Pastoral. Estão nos assessorando dois professores do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS e um professor do Departamento de Ciências Humanas da UNISC. Com as indicações desta Assembleia queremos elaborar o nosso Plano Diocesano de Pastoral para os próximos quatro anos.
Por causa da pandemia dividimos a Assembleia em três momentos, sendo que dois foram de forma virtual (Ver e Iluminar) e um de forma presencial (Agir). Ao longo do processo tivemos a preocupação de escutar as pessoas, sendo que conseguimos reunir um vasto material que serviu de subsídio para os três momentos da Assembleia e também servirá de conteúdo para a fase da escuta do Sínodo dos Bispos. Estamos convencidos de que deixamos ao Espírito Santo a oportunidade de falar e de agir, e estamos dispostos a seguir com esta prática na elaboração do Plano de Pastoral.
Felizes com os frutos da Assembleia Diocesana que estamos concluindo no dia de hoje e atentos aos indicativos que nos vem da CNBB, da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e do Papa Francisco, renovamos o compromisso de seguir em comunhão.
Santa Cruz do Sul, 23 de novembro de 2021.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo Diocesano
Pe. Roque Hammes
Coordenação Diocesana de Pastoral

Últimas Notícias da Diocese