Créditos foto: PASCOM Na tarde de hoje, ao final da 13ª Assembleia de Pastoral, foi aprovado o envio de uma Carta à CNBB. Leia a carta completa abaixo.
Excelência Revma. Dom Valmor Oliveira de Azeredo!
M/D Presidente da CNBB.
Reunidos na 13ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Santa Cruz do Sul - RS, amparados na eclesiologia do Concílio Vaticano II e provocados pelo Sínodo dos Bispos que nos desafia a “caminhar juntos”, queremos:
1º) Manifestar a nossa comunhão com a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que está acontecendo junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México e inspirou a preparação da nossa 13ª Assembleia Diocesana.
2º) Manifestar a nossa comunhão com a CNBB, reforçar nosso apoio às ações do Conselho Permanente e renovar o compromisso de seguir as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
3º) Manifestar a nossa plena comunhão com o Papa Francisco, agradecendo-lhe pelos novos ares que está trazendo para a Igreja Universal e comprometendo-nos em participar intensamente do “tempo de escuta do Sínodo”.
Somos 225 pessoas reunidas: Bispo, padres, diáconos, religiosas, religiosos, leigos e leigas. Entre nós, estão as coordenações diocesanas de Pastoral e de Administração, representantes das Paróquias, dos Movimentos de Igreja, dos Organismos Diocesanos, do Seminário Maior Dom Alberto e das coordenações dos Setores de Pastoral. Estão nos assessorando dois professores do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS e um professor do Departamento de Ciências Humanas da UNISC. Com as indicações desta Assembleia queremos elaborar o nosso Plano Diocesano de Pastoral para os próximos quatro anos.
Por causa da pandemia dividimos a Assembleia em três momentos, sendo que dois foram de forma virtual (Ver e Iluminar) e um de forma presencial (Agir). Ao longo do processo tivemos a preocupação de escutar as pessoas, sendo que conseguimos reunir um vasto material que serviu de subsídio para os três momentos da Assembleia e também servirá de conteúdo para a fase da escuta do Sínodo dos Bispos. Estamos convencidos de que deixamos ao Espírito Santo a oportunidade de falar e de agir, e estamos dispostos a seguir com esta prática na elaboração do Plano de Pastoral.
Felizes com os frutos da Assembleia Diocesana que estamos concluindo no dia de hoje e atentos aos indicativos que nos vem da CNBB, da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e do Papa Francisco, renovamos o compromisso de seguir em comunhão.
Santa Cruz do Sul, 23 de novembro de 2021.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo Diocesano
Pe. Roque Hammes
Coordenação Diocesana de Pastoral