Artigos e Notícias voltar
Diácono Rodrigo Hillesheim será ordenado padre em Santa Cruz do Sul

Créditos foto: Elias Melo

A Diocese de Santa Cruz do Sul alegra-se imensamente pelo SIM vocacional do jovem diácono Rodrigo Eduardo Hillesheim que será ordenado presbítero no dia 01 de junho, às 19h30min, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Na entrevista que segue Rodrigo fala à Pastoral Vocacional sobre sua vida e vocação e faz um convite a todos nós.

Diácono Rodrigo, diga quem é você e como surgiu a sua vocação:
Tenho 26 anos e sou natural de Santa Cruz do Sul, oriundo da Paróquia São João Batista, Catedral. Venho de uma família que inicialmente não era muito praticante na fé católica, mas que com o tempo entendeu que viver a fé em comunidade e servir a Deus é essencial. Desde pequeno, quando coroinha, pensava em ser padre. Na missa, muito próximo da Palavra e da Eucaristia, descobri o chamado de Deus e, após discernir esta convicção, decidi entrar para o seminário. Hoje estou pronto para doar minha vida para sempre pelo Senhor porque Ele me escolheu, chamou e agora me envia!

Quais foram os maiores aprendizados do tempo de Seminário?
No seminário aprendi a ser homem de Deus, a experimentar o Seu amor e a Sua misericórdia, a estar atento a Sua Palavra, a buscar os mesmos sentimentos de Jesus e a conviver com os irmãos que buscam doar-se pelo Senhor na Sua Igreja. A vivência do chamado a ser padre me fez entender que carregamos um tesouro em vasos de argila. Somos frágeis, contudo, somos fortalecidos e revestidos pelo Senhor para ser Suas testemunhas e a isso estou habilitado porque estou próximo Dele. O seminário é mais do que um lugar, é um tempo para estar próximo de Jesus, como os Apóstolos estiveram ao seguiram Jesus bem de perto, aprendendo com Ele.

Quais estão sendo as maiores alegrias agora como diácono e em seu trabalho Pastoral em Venâncio Aires?
Poder ajudar o Povo de Deus a crescer na fé, amar a Deus e com a minha vida poder partilhar o quanto é possível se doar a Deus é uma alegria verdadeira. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos, disse Jesus. Isso se faz no serviço aos mais necessitados: visitando doentes, consolando famílias enlutadas, aconselhando e abençoando pessoas. Em todo isso, o amor de Cristo nos impulsiona a cuidar as pessoas para que sejam atendidas em suas necessidades mais profundas de sentido da vida e de fé. E isso estou fazendo através do anúncio e do testemunho da Palavra de Deus.

Sua mensagem para os que estão pensando na vocação presbiteral:
O Papa Francisco afirma que não devemos ter medo de fazer escolhas definitivas e a fidelidade corajosa deve ser uma característica constante em nossa vida. Com isso quero dizer aos jovens que tenham coragem e ousadia de responder com generosidade ao Senhor. O medo paralisa e não permite caminhar, muito menos sonhar grande. Quando colocamos as coisas pequenas e mesquinhas em primeiro lugar, não há espaços para os valores que duram para sempre. Não devemos ter medo de encarar os grandes desafios da vida.

Seu convite:
Convido todos a rezarem por mim e estarem presentes no dia da minha ordenação presbiteral para testemunhar as maravilhas de Deus pelo seu Povo, que não o deixa como ovelhas sem pastor. A ordenação acontecerá no dia 01 de junho, sexta-feira, às 19h30min, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A Primeira Missa, presidida por mim, será no dia 03 de junho, às 10h30min, também na Catedral. Escolhi o lema “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17 para nortear o meu ministério presbiteral, pois sei que ao amar o Senhor a tarefa não pode ser outra, se não, cuidar e zelar pelo rebanho que me for confiado.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese