Artigos e Notícias voltar
Romaria da Santa Cruz fez convocação para a Paz

Créditos foto: Pe. Przemyslaw Tomasz Januszewski

A 14ª Romaria da Santa Cruz, acontecida no bonito domingo, dia 13 de setembro, foi um especial momento de congraçamento das comunidades diocesanas, reunidas em torno do tema da Paz. A Romaria começou na véspera com a Vigília dos Jovens no Seminário São João Batista, e teve continuidade com a acolhida aos romeiros em frente à Igreja dos Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz. O tema que uniu a todos foi a paz, com a afirmação de que nós “somos da paz”. A motivação bíblica foi do evangelista Mateus (5,9): “Felizes os que promovem a paz”. 
A caminhada iniciou as 08h30m com a acolhida aos romeiros por parte do secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, senhor Nasário Bohnen, que se manifestou em nome do prefeito Telmo Kirst. Na sequênia, Dom Canísio fez a abertura da Romaria, convidando a todos a proclamarem, sem medo, que “Nós somos da Paz”. 
A caminhada até o seminário São João Batista foi animada pelas lideranças da comarca de Encantado, que convidaram a cantar, rezar e se manifestar pelo paz.
No seminário aconteceu a missa presidida pelo bispo Dom Canísio e concelebrada por Dom Sinésio Bohn e pelos padres da Diocese. A animação esteve ao encargo dos seminaristas dos três seminários da Diocese. Ao final foi feita a oração de benção da saúde, seguindo-se almoço, visita às tendas e apresentações artísticas. Às 14h30m Dom Canísio declarou encerrada a Romaria, fazendo também uma homenagem ao senhor Paulo Hickmann, que durante muitos anos coordenou a praça da alimentação e que faleceu em julho do presente ano.
A 15 Romaria da Santa Cruz já tem data marcada. Acontecerá no dia 11 de setembro, quando possivelmente também teremos a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida que está peregrinando pelas dioceses do Brasil.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese