Artigos e Notícias voltar
Assembleia dos Conselhos Paroquiais de Administração

Créditos foto: JORNAL INTEGRAÇÃO

No último dia 18 de fevereiro de 2017 realizou-se, no Seminário São João Batista, a Assembleia dos Conselhos Paroquiais. Um encontro que reuniu momentos de comunhão, oração, reflexão, trocas de ideias e sugestões bem como a prestação de contas dos trabalhos realizados no ano de 2016.
A assembleia, sob coordenação geral do Sr. Aidir Parizzi, teve início às 08:00 com um especial momento de oração conduzido por Pe. Zeno Rech, que nos convidou a refletir sobre o tema de nossa caminhada pastoral definido na 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral: “Iniciação à Vida Cristã na Perspectiva de uma Igreja Samaritana”, meditando o encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,5-14), dirigindo nosso olhar para o símbolo da Cruz que sacia nossa sede de Deus e nos dá vida nova e, também para o poço da fraternidade onde a Samaritana encontrou Jesus, Fonte de Água Viva.
Logo após, Dom Aloísio dirigiu a todos a sua palavra, definida por ele mesmo como “palavra de gratidão”. Um agradecimento pela presença, pelo trabalho realizado e pelo gesto de pertença dedicado à Diocese de Santa Cruz do Sul, demonstrado pelo esforço de se fazer presente de todos que ali estavam que mesmo com as grandes distâncias se fizeram presentes.
Dom Aloísio também ressaltou a importância da Assembleia dos Conselhos Paroquiais não apenas para a área administrativa, mas sobretudo para a evangelização de uma Igreja na Perspectiva Samaritana, num tempo em que se deseja criar uma Igreja com espírito de comunhão, não uma comunhão estabelecida por meio de decretos, mas aquela fundada no sentimento de pertença.
Ainda, na linha da “Iniciação à vida Cristã na Perspectiva de uma Igreja Samaritana”, Dom Aloísio nos conduziu a refletir sobre a Samaritana, ou melhor, em como estamos sendo a samaritana hoje, como aquela que leva a Boa Nova à comunidade. Além disso, pautou sobre a sustentabilidade da ação pastoral, isto é, administração e economia, bem como as promoções que visam o sustento da evangelização, da ação pastoral, etc., todas estas relacionada num sistema de unidade em que cada setor tem sua autonomia técnica, mas que precisam integrar-se para servir à diocese.
Ao término da mensagem de Dom Aloísio, deu-se prosseguimento à Assembleia com a prestação de contas de 2016 e orçamento para 2017 que, por fim foi sucedida pela escolha da data da próxima assembleia, estabelecida para o dia 24 de fevereiro de 2018 e pela Bênção Apostólica de Dom Aloísio.

Autor: Valdemir de Andrades Nunes
Últimas Notícias da Diocese