Artigos e Notícias voltar
Definido o tema da 44ª Romaria da Terra

Créditos foto: PASCOM

Em reunião virtual realizada no dia 04 de novembro, a Comissão Pastoral da Terra junto com a coordenação de Pastoral da Diocese e representantes da Paróquia São Paulo Apóstolo de Ilópolis, definiram que o tema da 44ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, a ser realizada no dia 1º de março de 2022, na cidade de Ilópolis, será: “Agricultura Familiar e Agroecologia: sinais de Esperança”. Para lema foi indicada uma formulação parecida a essa: “Irmãs e irmãos, vamos cuidar da nossa Mãe Terra”.
A opção pelo tema e lema se deu por causa da realidade de Ilópolis, onde predomina a agricultura familiar e existe grande plantação de erva mate. Também teve influência na escolha a recente encíclica do Papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social – Fratelli tutti – onde se reafirma a nossa condição de irmãos e irmãs a ocuparem a mesma casa comum: a Mãe Terra.
Elemento importante a ser destacado é a esperança, que se manifesta através da agroecologia, da agricultura familiar e da participação da juventude. Paradigmas são a justiça social e a igualdade na diversidade.
No dia 30 de dezembro, a convite do padre Clécio, alguns integrantes se encontrarão em Ilópolis para fazer organizar o calendário de preparação da Romaria e definir responsabilidades: quem vai elaborar o cartaz? Quem vai preparar as matérias para o Jornal? Quem vai elaborar o Texto Base? Quem vai participar do lançamento da Romaria no dia de carnaval de 2021?
Desde já é possível os artistas rabiscarem um hino e pensarem em spots de divulgação. Dom Aloísio, em sua fala final, destacou que “mais do que acolher a Romaria, a Diocese quer participar da Romaria, organizando-a junto com outras as outras dioceses e a CPT”.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese