Artigos e Notícias voltar
Regional Sul 3 realiza Primeiro Encontro dos Organismos do ano em Porto Alegre

Créditos foto: CNBB Sul 3

O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou de 15 a 16 de março o Primeiro Encontro dos Organismos de 2016, na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre (RS). Participaram do encontro a Presidência do Regional, o Conselho Episcopal de Pastoral (CEP), as Equipes de Coordenadores Diocesanos da Pastoral (ECODIPA) e as Equipes de Coordenadores Regionais de Setores (ECORES). Entre os dois dias estiveram presentes cerca de 60 pessoas. Na mesma ocasião, a Coordenação da Pastoral da Comunicação Regional (PASCOM/RS) se reunião para definir os detalhes da Semana da Comunicação, a ser realizada nos dias 10 e 11 de maio próximo. 
Durante o Encontro dos Organismos se tratou sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica, o Encontrão das Comunidades Eclesiais de Bases (CEB’s), a II Jornada Estadual dos Catequistas, calendário de atividades 2016, Jubileu da Misericórdia, Pastoral da Terra, Pastoral dos Surdos e partilha com diversos comunicados dos Organismos. Houve destaque para Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral. 
Para o Coordenador da Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica do Regional, Pe. Decio José Walker, “essas são as duas das urgências que a Igreja do Rio Grande do Sul optou em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Com isso se deseja um envolvimento de toda a Igreja a partir da Catequese e da Animação Bíblica da Pastoral, na busca de uma renovação da comunidade”, destacou Walker. 
Já para o novo Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luis Weber, que participou pela primeira vez o encontro significou ter uma visão da realidade pastoral do Regional Sul 3. “Foi um encontro de muitas informações e vivenciais. Também de rever alguns padres já conhecidos e um momento importante com os bispos para me situar e atuar de uma forma melhor neste Regional”, declarou Dom Rodolfo. 
Na homilia de encerramento, o Arcebispo de Porto Alegre e Presidente do Regional Sul 3, Dom Jaime Spengler, destacou três aspectos importantes para a vida da pastoral. A autenticidade, a dimensão da cruz e a Verdade. “Ser homens e mulheres autênticos e não ter medo da cruz ao encontrar os desafios na pastoral. O terceiro aspecto é um encontro com a Verdade, que é Jesus Cristo, uma Pessoa”. Destacou as reflexões relativas ao tema da Campanha da Fraternidade e o cuidado de todos em prol da Casa Comum. Por fim, salientou que “o Encontro dos Organismos ajuda a sentir o impulso do dinamismo da Igreja no Regional”, concluiu dom Jaime. 

Autor: Judinei Vanzeto, Assessoria de Imprensa do Regional Sul 3 / CNBB
Últimas Notícias da Diocese