Artigos e Notícias voltar
Morre aos 82 anos o bispo Dom Gentil Delazari

Com profundo pesar a Diocese de Santa Cruz do Sul comunica o falecimento do Bispo Emérito da Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop- MT, Dom Gentil Delazari. Natural de Encantado, ele tinha 82 anos e morreu na noite da última segunda-feira, 31, no Hospital Santo Antônio, onde estava internado.

Dom Gentil ordenou-se padre em 13 de julho de 1968, em Relvado. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, atuou como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Arroio do Meio. Foi Vice-Reitor do Seminário Maior, Reitor do Seminário São João Batista, Reitor do Seminário Propedêutico, Membro do Colégio dos Consultores, Vigário Paroquial da Catedral São João Batista e Pároco da Santo Inácio de Lajeado.

Entre suas atribuições, também foi coordenador da Cúria, Ecônomo da Diocese, Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade, Diretor da Ação Social Diocesana e Presbítero responsável pela Igreja São José. Ao longo de sua caminhada, também foi professor na PUC, UNIC, FAFIMC e Orientador de Retiros. Foi ordenado bispo em 27de março de 1994, em Lajeado, e em 1995 assumiu como bispo titular da Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop (MT), onde pastoreou até 20 de janeiro de 2016.


Confira a nota de Dom Aloísio Dilli.

“Falecimento de Dom Gentil Delazari: Caro Dom Canísio Klaus. Ficamos profundamente sensibilizados com a notícia do falecimento de Dom Gentil Delazari – Bispo Emérito de SINOP – MT. Como filho de nossa Diocese de Santa Cruz do Sul, sempre nos sentimos ligados à sua vida e seu ministério. Também no momento de sua partida para a vida eterna, estamos unidos em oração e em comunhão com a Diocese de SINOP – MT, onde serviu até o fim de sua vida, como enviado do Senhor, em espírito missionário. Que o Senhor da VIDA o acolha na sua Paz e recompense este seu servo por todo bem que realizou, com a Sua graça. Nossa solidariedade humana e na fé ao Sr. e toda Diocese". 


Dom Aloísio Alberto Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul.

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese