Artigos e Notícias voltar
Dão fruto mesmo na velhice

Dão fruto mesmo na velhice 

No próximo dia 24 de julho será celebrado em toda a Igreja, o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, convocado pelo Papa Francisco. Neste ano o tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15), pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial. O Dia instituído em 2021, ocorre no quarto domingo de julho, perto da festa de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. 

O Papa Francisco pede em sua mensagem que o Dia Mundial dos Avós e Idosos, seja uma data para visitar os idosos abandonados em casa ou nos asilos. “Que ninguém viva este dia na solidão. Ter alguém para cuidar pode mudar a orientação dos dias de quem já não espera nada de bom do futuro; e dum primeiro encontro pode nascer uma nova amizade. A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo! ”, afirmou o Papa.

Para a preparação da data, a equipe da Pastoral Familiar da Diocese de Santa Cruz do Sul, com base no material produzido pelo Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família para a Celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, orienta cada paróquia a celebrar uma missa com liturgia dedicada aos idosos, e envolve-los nas celebrações. Sendo essa uma oportunidade para os idosos retomarem o costume de participarem da missa presencial. Além disso, propôs ações planejadas como visitas às pessoas idosas e avós em domicilio ou casas geriátricas.

Autor: Rosibel Fagundes
Últimas Notícias da Diocese