Artigos e Notícias voltar
2018 e 2019: Marcas que ficam e expectativas que se abrem

Créditos foto: PASCOM

Ano Nacional do Leigo: Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema “Sal da terra e luz do mundo” o ano de 2018 foi dedicado ao aprofundamento da “identidade, vocação, espiritualidade e missão” dos cristãos leigos e leigas no Brasil. Na Diocese, a culminância se deu com a Assembleia Diocesana de Leigos, no dia 15 de novembro.
Ano do Batismo: O ano de 2018 foi dedicado ao estudo e reflexão do batismo com o intuito de qualificar a preparação e celebração do sacramento que é a “porta de entrada para a vida da Igreja”. Para isto foram preparados os “Encontros dos grupos de Jesus” e realizados cursos e encontros de formação em paróquias e comarcas que levaram ao Fórum Diocesano do Batismo no dia 28 de julho. No dia 20 de setembro, o Conselho Diocesano de Evangelização aprovou as diretrizes que orientarão a preparação e celebração do batismo a partir de 2019.
Abertura do Seminário Propedêutico: No dia 14 de fevereiro, no Seminário São João Batista de Linha Santa Cruz, foi aberto o Seminário Propedêutico Interdiocesano, com a presença de 16 alunos das dioceses de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul. O encerramento das atividades do ano aconteceu no dia 25 de novembro, quando 12 alunos foram considerados aptos a entrarem no Seminário Maior.
Jubileu do Seminário São João Batista: Em 2018, o Seminário São João Batista está completando 50 anos de funcionamento. Para marcar a data, os ex-seminaristas da Diocese realizaram seu encontro anual no Seminário, no dia 03 de março. Na oportunidade foi feita uma memória da caminhada com destaque para a abertura em 1968, quando o Seminário abrigou 29 seminaristas do 1º e 2º ano científico. 
Encontro Diocesano de Catequese: No dia 22 de abril, aproximadamente 800 catequistas da Diocese se reuniram no Salão Paroquial de Arroio do Meio para o Encontro Diocesano de Catequese. Os trabalhos foram assessorados por Frei João Raihner. A dinâmica usada integrou as várias celebrações propostas no Rito da Iniciação Cristã dos Adultos.
Formação: Várias foram as oportunidades de formação ao longo do ano. Destacamos: Curso para Padres e Agentes de Pastoral; Curso de Teologia Popular; Escola Diocesana de Catequese; Dia de formação para ministros e catequistas nas comarcas de Encantado e Boqueirão do Leão.
Revista e Site: Ao longo de 2018, a Diocese deu significativo passo na qualificação de seus meios de comunicação. O Jornal Integração deu lugar à Revista Integração no mês de abril, e o site da Diocese passou a ser atualizado, no mínimo, duas vezes por semana.
Ordenações: No dia 27 de abril, a paróquia São Sebastião Mártir vibrou com a ordenação diaconal de Ricardo Gerhardt e, no dia 1º de junho, a Diocese de Santa Cruz do Sul se rejubilou com a ordenação sacerdotal do diácono Rodrigo Eduardo Hillesheim, na catedral São João Batista.
Formação de Diáconos: Com o intuito de promover os diversos ministérios e ciente das dificuldades em prover presbíteros para as necessidades da Igreja, a Diocese está apostando na formação diáconos. Assim 25 alunos concluem a Escola de Diáconos no final do ano e se habilitam para a ordenação diaconal.
11ª Romaria da Santa Cruz: Contando com um dia favorável, a 11ª Romaria da Santa Cruz foi muito bem celebrada, integrando Batismo e Ano do Laicato em toda a programação. Ficamos com a impressão de que não estamos conseguindo motivar o povo para participar deste evento.
Campanha da Fraternidade: Iluminada pelo Evangelho de Mateus (Mt 23,8) – “Vós sois todos irmãos”, a Campanha da Fraternidade de 2018 abordou o tema “Fraternidade e Superação da Violência”. O objetivo foi “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. 
Ano de Eleições: Jamais na história recente do Brasil, uma campanha eleitoral provocou tantas polêmicas como as eleições deste ano. Muitas notícias falsas foram repercutidas por lideranças cristãs de nossas comunidades e o ódio ocupou o lugar do amor e do diálogo. Em nome de Deus promoveu-se a divisão e se pregou a exclusão dos grupos mais fracos.
2019: o que está a nos aguardar
  • 41ª Romaria da Terra: Dia 05 de março em Itacurubi, diocese de Uruguaiana, com o tema: Alimentação saudável – identidade, resistência e direitos.
  • Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
  • Formação de Catequistas para o Batismo, com o desafio de implementar as decisões tomadas em 2018 naquilo que se refere ao Sacramento do Batismo.
  • Estudo e reflexão sobre o Sacramento da Eucaristia
  • 18ª Romaria da Santa Cruz: Dia 08 de setembro
  • Mês Missionário Extraordinário: outubro
  • Escola Cristã de Educação Política – ECEP – em Santa Maria

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese