Palavra do Bispo voltar
21/05/2015 - Buscando o poço da Unidade

Olhando para as comemorações que ocupam as comunidades durante as últimas semanas de maio, podemos dizer que estamos vivendo dias de intenso significado para a fé cristã. Tudo começou com a comemoração da Ascensão de Jesus ao Céu. Na oportunidade tiveram início as novenas de preparação para o Pentecostes, que mobilizam milhares de pessoas nas cidades, particularmente naquelas onde predomina a colonização luso/açoriana. Assim, no próximo final de semana, teremos grandes comemorações em Encruzilhada do Sul, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul. 
Ainda no dia da Ascensão comemoramos também o Dia Mundial das Comunicações Sociais e abrimos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Para levar a mensagem da fé cristã a todos os povos precisamos usar os melhores meios que estão à nossa disposição, no caso atual, os modernos Meios de Comunicação Social. Mas também precisamos dar testemunho de unidade uma vez que, de acordo com o alerta dado por Jesus Cristo: “todo Reino dividido contra si mesmo, há de perecer” (Mt 12,25). 
Um dos grandes desafios que precisamos enfrentar, enquanto cristãos, são as nossas divisões. A mensagem perde força quando não damos testemunho de unidade. Este testemunho deve ser dado, em primeiro lugar, no interior das nossas comunidades. Se aí não soubermos viver a unidade, as nossas palavras tendem a cair no vazio como sementes que caem no meio do caminho e secam (Mt 13,4). O mesmo vazio atingirá a nossa pregação se não testemunharmos a unidade entre as várias comunidades de uma mesma paróquia ou Diocese. 
Outro desafio é a unidade entre os cristãos das diferentes igrejas.  E é em vista desta unidade que celebramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. 
No Brasil, ela é encabeçada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC. O tema de 2015 faz memória do diálogo de Jesus com a Samaritana na beira do poço de Jacó, onde Jesus pede à mulher: “Dá-me de beber” (Jo 4,7). Por isso, as igrejas pedem umas às outras: “Dá-nos um pouco da Tua água”. É a forma de reconhecer que cada uma das igrejas cristãs tem algo a oferecer às outras. Conforme Carta das Igrejas-membro do Conic, publicada na abertura do subsídio para a Semana, “não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus”.
Aproveitemos, pois, a riqueza da temática da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos para nos predispormos a acolher os dons do Espírito Santo no domingo de Pentecostes. Na variedade de línguas e nas múltiplas formas de manifestar a fé cristã, unamo-nos no testemunho do Ressuscitado que continua vivo e operante em nosso meio. 
Unidos somos fortes e o nosso testemunho ganha credibilidade.

Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano
Ouça a catequese do Bispo