Palavra do Bispo voltar
13/12/2022 - MEMÓRIAS DE NATAL

 

Caros diocesanos. Por generosidade de alguém recebi neste ano um livro de mensagens: “Encontro com o Pastor”, de Dom Aloísio Lorscheider, com quem tive a graça de conviver e presidir uma das missas de corpo presente, junto com a família franciscana, na catedral de Porto Alegre, no segundo dia de Natal de 2007. Há quinze anos, estávamos reunidos em torno de um dos nossos Irmãos mais queridos, mais sábios e mais santos que conhecemos, não tanto para nos despedirmos, mas para agradecer por esta preciosa vida; que devolvíamos ao Senhor, qual oferenda agradável aos seus olhos. Era momento de louvar, com são Francisco de Assis, pela “irmã morte”, que faz nascer para a eternidade, para a vida plena, junto de Deus.

Estávamos envolvidos por um tempo privilegiado do Ano Litúrgico, em que celebrávamos o mistério do Natal do Senhor em nossa realidade humana. No Evangelho de São João, ouvíamos que a Palavra se encarnou e veio habitar entre nós (cf. Jo 1, 14), quando Jesus Cristo assumiu nossa condição humana para que nós tivéssemos acesso ao divino. Eis o grande projeto de Deus em relação a nós. Quando a comunhão do divino com o humano acontece em nossa vida, ela se dignifica e nós nos tornamos uma Boa Notícia, uma notícia de salvação. O Cardeal Dom Aloísio foi e continua a ser esta Boa Notícia para todos os que o conheceram, especialmente os simples e os pequenos; e nesta experiência nós fomos privilegiados, pois pudemos conviver com ele, um Irmão extraordinário e único. Nele o plano do Reino de Deus tornou-se realidade. A data de sua morte, na semana do Natal, nos ajudou a entender melhor que ele nasceu para a verdadeira vida, aquela em que não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, pois o novo céu e a nova terra serão realidade viva (Apc 21, 4).

No citado livro de suas mensagens, editado em 1978, comento o que o então Arcebispo de Fortaleza escreveu sobre a “Festa do Natal”, destacando que Jesus Cristo se fez Deus conosco, nascendo entre nós. Com sua vinda ao mundo trouxe a alegria e a vida para todos: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Contudo, segundo o autor, o pecado do egoísmo e da injustiça não permite esta alegria e esta nova vida para todos: “Falta no mundo aquela harmonia que Deus nele deseja. Há muita desarmonia na sociedade. Cada Natal, época de presentes, época de cumprimentos, época de encontros, torna muito clara esta situação de desarmonia, de desiquilíbrio, de pecado social... Deveria doer ao nosso coração celebrar o santo Natal, vendo tantas multidões com fome, no abandono, sem um vislumbre de esperança... Tudo isto é prova evidente de uma situação de pecado, de pecado social” (p. 252). Segundo Dom Lorscheider, ninguém de nós cristãos poderia ficar tranquilo enquanto houvesse um só necessitado no mundo. Dentro deste contexto, o autor afirma que muitos ainda esperam pelo Salvador e Ele deve vir também pelas nossas mãos: “Cada um de nós deve, por Jesus Cristo, ser o salvador do seu irmão, ser o salvador do outro” (p. 252).

Finalmente, o então Arcebispo de Fortaleza convida os fiéis para ações concretas de caridade a fim de que outros também tenham a experiência da alegria do Natal. Que a paz, a alegria e a esperança possam chegar a todos e a todas, conforme a vontade de Deus, anunciada pelo anjo aos pastores: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor”!

Que em nosso Natal o Senhor possa estar presente com sua alegria, paz e esperança e, entre nós, haja sinais concretos para que todos possam ter um Natal Feliz.

 

Dom Aloísio Alberto Dilli

Bispo de Santa Cruz do Sul