Palavra do Bispo voltar
23/08/2018 - O cantinho de Deus e a oração pela família

Estimados diocesanos. Hoje saudamos novamente todas as famílias que acompanham nossas mensagens. Estamos no Ano do Laicato e desejamos promover uma cultura de paz em nossos lares e na sociedade, superando toda forma de violência e buscando caminhos de constante reconciliação. Nossos lares tornem-se ambientes favoráveis, onde o amor seja possível, mesmo em meio aos limites humanos. Lancemos a semente da paz e do amor nos pequenos gestos do cotidiano de nossas vidas. Diz o Papa Francisco: “Como seria melhor a vida familiar se a cada dia fossem vividas três atitudes simples: com licença, obrigado e desculpa”.               
Em nossas casas, seja Deus fonte do amor e da vida, muito bem-vindo. Expressemos isso, como sugere a Pastoral Familiar, através da construção do “Cantinho de Deus” que lembra a presença divina entre nós e nos convida à oração: não falte a Cruz de Cristo – sinal máximo do seu amor por nós; a Bíblia – para encontro e orientação com o Deus da Palavra; a Vela da fé e a Água benta – que recordam nosso Batismo. Você pode ser criativo, acrescentando uma foto da Sagrada família e também da nossa, outros santos de devoção, flores, etc.. O ambiente familiar deve levar a uma fé que se expressa na oração: catequese e liturgia andam juntas; já aqui a integração de ambas deve começar.             
Mais do que nunca, nós precisamos da família para mudar nossa sociedade, nosso mundo. Não podemos esquecer que é na família que se cultivam os principais valores humanos e cívicos, essenciais em nossa vida de cidadãos; é nela que se aprendem as raízes cristãs que fundamentam uma vida de discípulo missionário de Jesus Cristo na Igreja; enfim, será nos lares que acontecerão as primeiras e decisivas experiências do amor humano e cristão, ou seja, é ali que inicia o processo da Iniciação à Vida Cristã, fazendo dos pais os primeiros catequistas. Diante de tamanha responsabilidade, convido-vos hoje a rezar novamente pela família, com esta prece: 
 “Ó Deus Trindade, comunhão perfeita no amor. Nossas famílias vos louvam e agradecem, por serem chamadas a realizar as maravilhas do vosso amor, no aconchego de seus lares. 
Que nelas aconteça a desejada paz e a constante reconciliação, mesmo em meio a tantos limites humanos. 
Vos pedimos, Trindade Santíssima, que a família seja reconhecida como patrimônio da humanidade, um dos tesouros mais preciosos dos nossos povos, lugar e escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe, generosa e responsavelmente. 
Torne-se escola de fé, fazendo dos pais os primeiros catequistas de seus filhos, começando em casa o processo da iniciação à vida cristã. 
Possa a família ser considerada santuário da vida e Igreja doméstica. 
Livrai a família do egoísmo, que fere de morte o amor e o compromisso com a vida, destruindo o lar e causando consequências indeléveis para os filhos. 
Ó Deus Trindade, por intercessão da Família de Nazaré, santuário da vida divina, abençoai cada lar para que possa tornar-se, à vossa imagem, novo sacrário de amor. Amém”. 
Dom Aloísio A. Dilli 
Bispo de Santa Cruz do Sul
Ouça a catequese do Bispo