Estimados diocesanos. Já bordamos o tema
do Batismo por diversas vezes em nossas mensagens. Como estamos no Mês da
Bíblia, hoje tentaremos iluminar, a partir da Palavra de Deus, o surgimento do
rito batismal e seu sentido nos primórdios do cristianismo. A mensagem
inspira-se no artigo: “Batismo no Novo
Testamento” do professor em Sagrada Escritura, Padre Dr. Pedro Kramer. O
autor nos deixa claro que o batismo não tem ligação com os ritos de purificação
(lavação), ligados à higiene, exigidos pela lei e repetidos muitas vezes na
vida dos judeus. O verbo grego baptítzein,
usado para o batismo cristão, indica para uma lavação única e definitiva. O
batismo de João Batista era realizado uma só vez, pois ele expressava conversão,
mudança de vida; o batismo de Jesus, por João Batista, é referência histórica
para o batismo que foi praticado mais tarde pelos cristãos. Logo após a morte e
ressurreição de Jesus, eles o transformaram num rito de iniciação cristã, a ser
realizado uma só vez na vida da pessoa convertida.
São Paulo, pregador ambulante, como ele mesmo afirma, não batizou muitas
pessoas (cf. 1Cor 1,14-17), mas seguidamente se refere ao batismo como
iniciação à vida cristã, como revestimento de Cristo (cf. Gl 3, 27); isto
significa início de vida nova do cristão, ou seja, começo no seguimento de
Jesus Cristo (discipulado cristão), dentro de uma comunidade. Portanto, o
batismo não é algo mágico, mas supõe o encontro com Jesus Cristo e opção por
Ele. É o desejo e a atitude da conversão na vida, que faz pedir o Batismo, como
consequência. Esta mudança exige testemunho dos valores cristãos e atrai outras
pessoas para o mesmo seguimento. Para tal fidelidade, a pessoa recebe o dom do
Espírito Santo. Sua vida é alimentada na comunidade cristã, através da oração
pessoal e das celebrações comunitárias, sobretudo da eucaristia. Para São Paulo
a pessoa batizada é enraizada em Jesus Cristo morto e ressuscitado,
identificada com o Jesus da Páscoa (o Batismo acontecia na Vigília pascal). O
Batismo significa o sepultamento da vida anterior e ressurgimento para vida
nova e definitiva (cf. Rm 6, 3-4). Isto significa romper com a vida passada,
com a sociedade injusta e desigual, e comprometimento com nova realidade,
marcada pela justiça, fraternidade e igualdade (cf. Rm 6, 12-13).
Os quatro evangelistas fazem referência ao batismo de Jesus, por João Batista,
no rio Jordão. Isso mostra sua importância para as primeiras comunidades cristãs
que transformam o Batismo em rito de iniciação cristã, como já vimos acima. A
missão realizada por Jesus e seus discípulos na Palestina deve ser proposta
para todos os povos, em todos os lugares e tempos (cf. Mt 28, 16-20). Significa
‘fazer discípulos’ através do
anúncio, do testemunho e da vivência de Jesus Cristo. O evangelho segundo
Mateus, aos poucos, tornou-se manual básico de catequese e de evangelização. E
para acentuar a introdução do cristão na comunidade, emprega-se a fórmula
trinitária do batismo, ou seja, a pessoa batizada é enxertada na melhor e mais
perfeita comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. O evangelho segundo Mateus
termina com uma ordem: “Observar tudo o
que vos ordenei” (Mt 28, 20); isso significa que o seguimento de Cristo se
estende por toda vida, como formação permanente ou mistagógica.
Finalmente, nosso autor ainda destaca catequeses batismais, segundo o
evangelho de João, cujos temas apenas citamos: o nascer de novo (Jo 3, 1-21); a
água viva (Jo 4, 4-42); a luz ao cego de nascença (Jo 9, 1-41); o serviço do
lava-pés (Jo 13, 1-20).
Dom
Aloísio Alberto Dilli
Bispo
de Santa Cruz do Sul