Palavra do Bispo voltar
29/11/2017 - ADVENTO – TEMPO DE FELIZ E PIEDOSA EXPECTATIVA

Caros diocesanos. Estamos vivendo um tempo muito bonito e especial, caracterizado pela expectativa do Natal e do final de mais um ano, por sinal, muito difícil, sobretudo para nós brasileiros. Mesmo assim, as crianças já contam os dias que faltam para as alegrias do Natal; os adultos se programam para nada faltar: enfeites, presentes, comidas típicas, bebidas especiais, etc.. Mas o que mesmo nós vamos celebrar? Deve ser um acontecimento extraordinário, para que haja tanta preocupação e movimento, tanto anúncio e propaganda, tanta promessa de felicidade e bem-estar. Para nós, a resposta só pode ser cristã: celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que assumiu nossa condição humana. Deus veio morar entre nós: “Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem” (DAp 392). É o mistério da encarnação, em que o divino vem unir-se ao humano, para dar sentido e valor a tudo o que envolve nossa vida. Para fazer de nossa vida uma história de salvação. 
A Igreja, através de sua experiência milenar, encontrou maneiras de preparar suas festas principais. Por isto instituiu o Advento, como tempo propício de preparação, que antecede o Natal do Senhor. A palavra “Adventus”, do latim, era usada por ocasião da vinda de um personagem importante, de um herói, de um imperador... Nosso personagem é Jesus Cristo, o Salvador que veio morar entre nós. Este Jesus já veio, historicamente, há dois mil anos atrás, mas Ele deseja estar entre nós em todos os tempos, também hoje. Na liturgia e na vida nós atualizamos esta sua vinda, celebrando-a no Natal. Celebrar é tornar presente este mistério da fé. O cristão não admite que o Natal seja apenas uma festa profana, sem a presença de Jesus Cristo, como personagem principal. Sem o encontro com Ele o Natal é fictício, vazio, sem sentido. Por isso o Natal não pode ser simplesmente substituído pela figura do Papai Noel ou pelas festas, das quais não se sabe o verdadeiro motivo.
Jesus Cristo virá uma segunda vez, no fim dos tempos, quando ele será tudo em todos. Neste contexto surge a palavra “Maranatha” = Vem, Senhor (1Cor 16, 22 e Ap 22, 20). A liturgia da Igreja fala, durante o Advento, na preparação de duas vindas do Senhor: a primeira, acontecida com o nascimento de Jesus, em Belém, que é tornada presente no Natal. A segunda, celebrada como expectativa da vinda de Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.
Pelo que dissemos acima, percebemos que este tempo do Advento deve ser de oração, de vigilância, de esperança, de expectativa, de preparação e de acolhimento. Neste tempo a Igreja faz a experiência de ser peregrina, sentindo-se a caminho. Ela é a comunidade da esperança. Já vive a realidade do Emanuel = Deus conosco, mas sabe e crê que virá o dia em que veremos Deus, face a face (1Cor 13, 12). Por isso, na atual história, ela vive a espera do definitivo. Vive na vigilância e na alegria, enquanto reza com a liturgia: “Maranatha” – Vem, Senhor Jesus!
Dom Aloísio Alberto Dilli - Bispo de Santa Cruz do Sul
Ouça a catequese do Bispo