No domingo, dia 13 de setembro realizaremos a 14ª Romaria da Santa Cruz. Vai ser um bonito momento de concentração das comunidades da Diocese de Santa Cruz, fazendo jus ao nome original da Romaria, quando era designada por “Romaria das Comunidades”. São esperados romeiros das 51 paróquias da Diocese que, unidos na mesma fé, cantam: “Salve ó Cruz, mensageira de vida, fonte viva que traz salvação; o sinal da bondade divina que nos chama a viver comunhão” (Hino da Romaria).
Em sua 14ª edição, a Romaria da Santa Cruz, em sintonia com a Igreja no Brasil, proclamará que nós “Somos da Paz” e acreditamos na palavra de Jesus que declarou “felizes os que promovem a Paz: eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).
Na motivação para o Ano da Paz, a CNBB afirma que “a Igreja quer ajudar na superação das múltiplas formas de violência que agridem a dignidade dos filhos e das filhas de Deus e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas”.
A violência mais visível é a violência física. É ela que mais chama a atenção das pessoas e, na nossa região, se expressa principalmente de duas formas.
Primeiro, no elevado número de homicídio causados, em grande parte, pelo tráfico de drogas. As vítimas são, quase sempre, pessoas jovens entre 16 e 35 anos de idade. Temos, também, os homicídios causados por ciúmes ou traições amorosas, onde as principais vítimas são as mulheres.
Em segundo lugar temos os acidentes de trânsito que provocam inúmeras vítimas. A situação se agrava com as más condições de trafegabilidade de algumas rodovias e, principalmente, com a falta de prudência de motoristas e pedestres. São poucas as famílias que não contabilizam uma vítima do trânsito entre seus membros. Por tudo isso, sentimos que já está mais do que na hora de proclamar: queremos paz no trânsito!
E, mais do que isso: Queremos paz na família! Queremos paz na comunidade! Queremos paz no Brasil! Queremos paz no mundo.
Portanto, no dia 13 de setembro, próximo domingo, todos os caminhos das comunidades católicas conduzirão o povo para Linha Santa Cruz, onde celebraremos a Festa da Exaltação da Santa Cruz e realizaremos uma bonita experiência de fraternidade e comunhão. Com bandeiras da paz em nossas mãos e os estandartes erguidos por sobre a multidão, queremos, aos pés da Cruz, junto com a Mãe das Dores, reafirmar o nosso compromisso na edificação de um mundo de paz, porque NÓS SOMOS DA PAZ.
Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano