A primeira notícia da quarta-feira, dia 13 de julho, não poderia ter sido melhor para o povo da Diocese de Santa Cruz do Sul do que foi. Às 07 horas da manhã, o site do Vaticano publicou a nomeação do franciscano Dom Aloísio Alberto Dilli para ser o novo Bispo de Santa Cruz do Sul. Era uma notícia que estávamos esperando desde o dia 20 de janeiro, quando o mesmo site publicou a transferência de Dom Canísio Klaus para a Diocese de Sinop.
Dom Aloísio é conhecido pela maioria dos padres da Diocese de Santa Cruz do Sul pelo fato de ter atuado como padre no Seminário Franciscano de Arroio do Meio no início da década de 1990. Desde aquela época ele tem a simpatia dos padres e de várias lideranças leigas que tiveram a graça de conhecê-lo. Por isso, quando Dom Canísio tomou posse em Sinop no mês de março, muitos padres passaram a alimentar o secreto desejo de que o seu substituto, em Santa Cruz, pudesse vir a ser Dom Aloísio Dilli.
Dom Aloísio é bispo desde 2007, quando foi nomeado para substituir Dom Ângelo Domingos Salvador no pastoreio da Diocese de Uruguaiana. Tem um carinho especial pelas vocações, sendo que a sua vida anterior à ordenação episcopal foi dedicada, em grande parte, à formação de novos padres. Ele é Mestre em Liturgia, o que faz dele um bispo que prima por celebrações bem feitas que conduzam ao coração da Trindade. Tem como preocupação atualizar a Palavra de Deus, para que ela se torne carne e ajude a concretizar o Reino de Deus. Por isso escolheu para lema de sua vida episcopal a afirmação do evangelista João (1,14) de que “A Palavra de Deus se fez carne”.
Conhecendo bastante bem a Dom Aloísio, posso garantir ao povo desta Diocese que fomos particularmente agraciados com a sua nomeação. A partir de agora queremos preparar a sua posse, que deverá ocorrer no final de agosto ou inícios de setembro. Trabalhamos na perspectiva de que até a Romaria da Santa Cruz, marcada para o dia 11 de setembro, ele já tenha assumido suas funções e presida a Romaria.
Rezemos pelo nosso novo Bispo. Vamos nos predispor a acolhê-lo com carinho em nosso meio, ajudando-o a concretizar a sua missão.
A você, Dom Aloísio Dilli, dizemos: Seja bem vindo! A Diocese te acolhe de braços abertos!
Pe. Zeno Rech
Administrador Diocesano