Estimados diocesanos. No dia 09 de setembro, a Diocese de Santa Cruz do Sul vai realizar a 17ª Romaria da Santa Cruz, e você, batizado em uma das nossas comunidades, é convidado especial para participar. Os motivos são numerosos:
- Agradecer a Deus a graça da filiação divina pelo batismo.
- Homenagear as pessoas que nos levaram à pia batismal e nos introduziram na fé cristã.
- Renovar os compromissos que os pais e padrinhos assumiram, por nós, no batismo.
- Rezar e refletir sobre nossa missão de sermos “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5, 13-14).
- Rezar pelos nossos pais, padrinhos, padres ou diáconos que nos conduziram e acolheram na comunidade cristã.
A Romaria da Santa Cruz é especial oportunidade para rezar e confraternizar com as irmãs e os irmãos de fé das 51 Paróquias da Diocese. Acima de tudo, porém, a Romaria é a oportunidade de testemunharmos a nossa unidade como povo diocesano e nos animarmos uns aos outros na fé (Hbr 3,13), a qual professamos desde o nosso batismo, quando nos tornamos integrantes do Povo de Deus, a caminho da casa do Pai, pois não temos morada definitiva neste mundo.
Neste Ano Nacional do Laicato, a 17ª Romaria da Santa Cruz também quer reforçar o convite a todos os cristãos leigos e leigas para serem “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja” (DP 209). O Concílio Vaticano II enfatizou particularmente a índole secular que caracteriza o ser e agir dos leigos e leigas, tendo como vocação própria administrar e ordenar as coisas temporais, em busca do Reino de Deus. Sua vocação específica é viver o seguimento de Jesus na família, na comunidade eclesial, no trabalho profissional, enfim, na multiforme participação da sociedade civil, colaborando na construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, sinais do Reino de Deus. Portanto, verdadeiros sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos, ou seja, fazem acontecer o ser Igreja nos diversos ambientes do mundo.
Diante de tantos motivos que a Igreja nos proporciona neste ano, especialmente ligados ao nosso batismo, que nos concedeu a graça da filiação divina e nos fez participar do Povo de Deus, como irmãos e irmãs, você, leigo e leiga, religioso e religiosa, diácono e padre é convidado especial para a Romaria diocesana do dia 09 de setembro. Não deixe vazio o seu lugar, caso você tiver condições de estar presente. Você é aguardado com muita alegria para juntar-se aos milhares de romeiros e romeiras. Juntos, em torno da Cruz Redentora, sinal maior do amor de Deus por nós, e de Maria, a Mãe das Dores, vamos manifestar nossa fé, esperança e, ao mesmo tempo, reafirmar a nossa disposição de inserir-nos na Comunidade eclesial, como discípulos missionários, na perspectiva de uma Igreja samaritana.
Nós contamos com você na romaria. Convide também seus familiares e amigos.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul