Palavra do Bispo voltar
06/09/2022 - ROMARIA DIOCESANA COM NOVO ALTAR-MONUMENTO – II

Caros diocesanos. Domingo que vem (11/09/2022), acontecerá a 21ª Romaria Diocesana da Santa Cruz, iniciando a caminhada em frente à igreja matriz dos Santos Mártires, na Linha Santa Cruz, e dirigindo-se para o Seminário São João Batista, junto ao Altar-Monumento que será inaugurado e abençoado neste dia. Já escrevemos sobre o significado da romaria da Santa Cruz, o sentido eucarístico e vocacional do Altar-Monumento, a presença de Maria – Mãe das Dores, na mensagem passada. Hoje continuaremos nossa reflexão, dando atenção a outros aspectos importantes da romaria e do Altar-Monumento. 
Nossa intenção não foi construir simplesmente mais um monumento, mesmo que há muito tempo tenha sido aguardado ou que seja de considerável beleza em seu visual de conjunto. Não bastariam as formas de concreto e sua moldura artística para recordar o sacerdócio e os símbolos da eucaristia, pois a configuração só ficaria completa com a presença de numeroso Povo de Deus e sua consequente expressão de fé cristã na comunhão eucarística, ao redor do altar, onde o mistério da Cruz e da Ressurreição se tornam presença viva. Assim fortalecidos, poderemos sempre partir em missão, como canta nosso hino da romaria: “Quem encontra o Senhor e se une a cada irmão partirá com novo ardor, enviado em missão”. Voltaremos fortificados para o encontro e seguimento de Jesus, também na romaria da vida, aprendendo que é preciso tomar todos os dias a nossa cruz e segui-lo (cf. Mc 8, 34), sempre iluminados pelo mandamento do amor, que nos conduz à verdadeira Páscoa. 
Nas imediações deste Povo de Deus reunido, não podemos esquecer a presença da pujante natureza que cerca o conjunto do parque do Altar-Monumento. Somado à confortante sombra das árvores e demais plantas floridas e outros elementos vivos da natureza, queremos sempre manifestar nosso senso ecológico de confraternização universal, onde tudo e todos têm vez em nossa ‘casa comum’. Estas criaturas nos convidam a louvar o Criador, nos encantam por suas cores, seus perfumes e seus cantos, mas necessitam da reverência e dos cuidados de todos nós (cf. Papa Francisco).
Sintamo-nos todos/as convidados/as a participar das romarias diocesanas que conduzem à celebração eucarística no conjunto do Altar-Monumento ou participemos de outras atividades religiosas aí realizadas. O convite se dirige também para uma visita gratuita ao local que, certamente, fará bem a todos/as nós. 
Finalmente, desejamos agradecer às pessoas que, de alguma forma, se envolveram para que o Altar-Monumento deixasse de ser apenas um sonho. São muitas as mãos leigas que brotaram do seio da terra para que o conjunto do simbolismo eucarístico se tornasse uma realidade para dignas celebrações, especialmente no momento principal de nossas romarias. Se fomos profissionais ou amadores, se idealizamos ou damos nosso apoio, nos tornamos todos como o menino do evangelho (cf. Jo 6, 9), que ofereceu cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão. Que Jesus também acolha nossa humilde oferta e multiplique-a, através de sua graça, e ainda sobrem cestos repletos para nosso tempo e para as gerações futuras, sobretudo pela multiplicação do Pão da Eucaristia.
Caros diocesanos/as, sintam-se todos convidados/as a participar da Romaria Diocesana da Santa Cruz e venham conhecer o conjunto do Altar-Monumento, excelente lugar para encontrar-se, caminhar, refletir, orar e conviver em meio a um lindo parque ecológico. Bem-vindo/a!

Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul