Cientes de que as decisões tomadas em conjunto têm muito mais probabilidade de serem assumidas do que aquelas que são impostas de cima para baixo, as lideranças da Diocese de Santa Cruz do Sul encaminharam o processo da 12ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O processo iniciou no mês de fevereiro, ainda com a presença de Dom Canísio Klaus. Durante o Lançamento do Ano Pastoral nos dias 23 e 24 de fevereiro definimos os passos a serem dados até novembro, quando realizaremos a grande Assembleia de Pastoral com representantes de todas as paróquias.
Depois da Páscoa, dentro do Ano Santo da Misericórdia, enviamos uma carta a todas as comunidades, onde fizemos o convite explícito às comunidades para que se integrem no processo da Assembleia. A partir disso, a coordenação de pastoral realizou reuniões nas comarcas e, neste momento, estão acontecendo as reuniões nas comunidades. Reforçamos o convite a que todos participem destas reuniões para que assim possamos renovar as nossas comunidades e encontrar o melhor jeito de anunciar o Evangelho no atual contexto sócio-cultural da região.
A Diocese de Santa Cruz do Sul é formada por aproximadamente 450 mil católicos, que se aglutinam em 51 paróquias e aproximadamente mil e cem comunidades. Muitos destes católicos estão pouco comprometidos com as suas comunidades e desconhecem os fundamentos da fé cristã. Sabendo que “ninguém ama aquilo que não conhece”, decidimos destacar a “iniciação à vida cristã”. Esperamos, assim, que a Assembleia consiga definir estratégias a serem usadas e ações a serem desenvolvidas em vista de uma maior iniciação à vida cristã, com comunidades testemunhas de Jesus Cristo, “o rosto da misericórdia do Pai”.
Fiquemos, pois, atentos ao horário das reuniões nas nossas comunidades. Se, antes disso, pudermos nos reunir em grupos e conversar com os vizinhos sobre a nossa realidade e as nossas perspectivas, fica melhor ainda. Participemos. Não deixemos que outros decidam por nós, porque a Diocese, nos próximos anos, irá caminhar de acordo com aquilo que nós projetarmos até novembro.
Que o Deus da Misericórdia nos abençoe e ilumine!
Pe. Zeno Rech
Administrador Diocesano