Neste meu último artigo semanal como bispo e administrador diocesano, quero externar meus sentimentos de partida e envio. Momentos marcantes e emocionantes que me fortaleceram na vocação e na missão.
Na madrugada do dia 26 de fevereiro, após um caloroso abraço dos colegas de casa, Pe. Francisco Hochscheidt, Pe. Zeno Rech e Pe. José Renato Back, embarquei no carro do Diácono Mário Kist e rumei com o coração apertado ao Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, onde desembarquei em 2010 para ser Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul.
As 10h25min cheguei em Cuiabá, onde já estava meu amigo Germano Simon que me levou à Diocese de Diamantino. Ali passei o fim de semana matando a saudade dos 12 anos de serviço episcopal lá vivido.
Dia 1º de março cheguei na diocese de Sinop, onde Dom Gentil Delazari e sua equipe me acolheram fraternalmente. Logo tomei conhecimento da casa onde vou partilhar a moradia junto com Dom Gentil, agora Bispo Emérito de Sinop.
Estamos vivendo momentos de muita expectativa, diálogo e conhecimento da nova realidade. Posso dizer com alegria e gratidão que fui muito bem enviado pelo povo da Diocese de Santa Cruz do Sul a quem sempre vou querer muito bem e agora estou sendo bem acolhido pelo povo de Sinop a quem quero amar muito.
A cidade de Sinop fica a 500 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso. A Diocese tem uma área de 191.039 km², o que significa 12 vezes o tamanho da Diocese de Santa Cruz do Sul. A população é de 643.000 habitantes, distribuídos em 30 municípios e 33 paróquias. Na região existem 03 aldeias indígenas, formadas por 20 etnias. Temos 47 padres, 03 diáconos se preparando para o sacerdócio, 11 seminaristas no seminário maior e 09 no seminário menor.
A Diocese de Sinop foi criada em 1982, pelo Papa João Paulo II. O primeiro bispo foi Dom Henrique Froelich, natural de Santa Cruz do Sul. O segundo foi Dom Gentil Delazari, do clero da Diocese de Santa Cruz do Sul. Agora, o Papa Francisco chamou a mim, também natural desta Diocese, para continuar a obra iniciada por Dom Henrique e Dom Gentil. Vou com muita humildade, mas disposto a dar a minha contribuição para que a boa nova da fé cristã chegue aos últimos rincões desta imensa região. Conto, para isso, com as orações do povo da Diocese de Santa Cruz do Sul, que me enviou para ser bispo em Sinop.
De minha parte vou continuar a interceder junto à nunciatura para que envie logo um novo Bispo para Santa Cruz do Sul. Até lá, peço que permaneçam unidos em torno do novo Administrador Diocesano que vos for designado.
Meu muito obrigado a todos. Vou rezar por vocês e peço que também se lembrem de mim em suas orações. A nossa vida está nas mãos de Deus.
Que Deus a todos abençoe! Abraços!
Dom Canísio Klaus
Administrador da Diocese de Santa Cruz do Sul