Palavra do Bispo voltar
14/03/2019 - Oração e Hino da Campanha da Fraternidade 2019

Estimados diocesanos. Nossa quaresma avança na direção da Páscoa, seu ponto de chegada. A liturgia deste tempo nos propõe um caráter de penitência e de mudança de vida, que a Igreja, inspirada na Palavra de Deus, expressa através da Campanha da Fraternidade, ou seja, uma campanha para sermos mais irmãos e irmãs; e isto ela faz em relação a uma temática social concreta que revela necessidade de conversão. Em 2019 o tema escolhido é: “Fraternidade e Políticas públicas”, tendo como frase bíblica inspiradora: “Será libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27) e com o objetivo: “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade” (cf. Texto-Base da CF, p. 8). As Políticas Públicas consistem nas ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade, especialmente para os mais necessitados. Portanto, participar das discussões e execução das políticas públicas é ajudar a construir a fraternidade e a resgatar a dignidade de muitos irmãos.            
A CF de todos os anos usa determinados meios para sua efetivação: cartaz, texto-base, oração, celebrações, hino, etc. Em mensagens anteriores refletimos sobre o tempo da quaresma e o sentido mais amplo da Campanha da Fraternidade. Hoje apresentaremos a Oração e o Hino que certamente enriquecerão nossa compreensão da CF.

ORAÇÃO: 
“Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor,dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino entre nós.
Em sua grande misericórdia, Jesus, o Filho amado, habitando entre nóstestemunhou o vosso infinito amor e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.
Seu exemplo nos ensine a acolher os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãscom políticas públicas justas, e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.
O divino Espírito acenda em nossa Igreja a caridade sincera e o amor fraterno;a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”. Amém!

HINO:
“Eis que o Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações”.Que, neste tempo quaresmal, nossa oração transforme a vida, nossos atos e ações.
REF: Pelo direito e a Justiça libertados, povos, nações de tantas raças e culturas.
Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados, somos em Cristo, hoje, novas criaturas.
Foi no deserto que Jesus nos ensinou a superar toda ganância e tentação.Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou. Tempo de Paz, Justiça e reconciliação.
Em Jesus Cristo uma nova aliança quis o Senhor com o seu povo instaurar.Um novo reino de justiça e esperança, fraternidade, onde todos têm lugar.
Ser um profeta na atual sociedade, da ação política, com fé, participar
É o dom de Deus que faz, do amor, fraternidade, e bem comum faz bem de todos se tornar!      
      
O Senhor abençoe nosso tempo de quaresma e Campanha de Fraternidade.
Dom Aloísio Alberto Dilli 
Bispo de Santa Cruz do Sul
Ouça a catequese do Bispo