Caros diocesanos. Ao longo da história do cristianismo, sob a luz do Espírito de Deus, surgiram orações de rara beleza e muitas delas perpassam os tempos. Estas preces, por vezes, são compostas por pessoas que exercem importantes ministérios na Igreja, mas também os simples recebem os dons do Espírito e os sabem colocar em oração. Hoje queremos apresentar três orações: Do Papa Bento XVI, de uma pobre camponesa de Madagascar e a oração da próxima romaria da terra, em Ilópolis/RS.
1.Oração do Papa Bento XVI, com o título “Fica Conosco, Senhor”: “... FICA em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e em suas fadigas diárias, quando em torno a elas se acumulam as sombras que ameaçam sua unidade e natureza. Tu que és a Vida, FICA em nossos lares, para que eles continuem a ser ninhos onde nasça a vida humana, abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde sua concepção até seu declínio natural. FICA, Senhor, com aqueles que, em nossa sociedade, são mais vulneráveis: FICA com os pobres e os humildes, com os indígenas e com os afro-americanos, que não sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. FICA, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente...” (DAp 554).
2. Oração de uma Camponesa (Frei R. Cintra coloca-a entre as mais belas orações):
“Senhor! Dono das panelas e marmitas! Não posso ser a santa que medita aos vossos pés. Não posso bordar toalhas para o vosso altar. Então, que eu seja santa ao pé do meu fogão. Que o vosso amor esquente a chama que eu acendi e faça calar minha vontade de gemer a minha miséria. Eu tenho as mãos de Marta. Mas quero também ter a alma de Maria. Quando eu lavar o chão, lavai, Senhor, os meus pecados.
Quando eu puser na mesa a comida, comei também, Senhor, junto conosco.
É ao meu Senhor que eu sirvo, servindo minha família”.
3. Oração da 44ª Romaria da Terra (2022): “Senhor Jesus Cristo, nasceste em viagem, a caminho de Belém, e foste acolhido numa gruta e cuidado com amor por Maria e José. Os primeiros que receberam a boa notícia do teu nascimento, como salvador da humanidade, foram humildes e pobres pastores do campo, que cuidavam de suas ovelhas.
Vieste ao mundo para anunciar a presença do Reino de Deus, com a boa notícia do Evangelho, identificando-te como caminho, verdade e vida para o seguimento de teus discípulos e discípulas.
Senhor, tu que habitaste entre nós, seja também hoje nosso companheiro no peregrinar esperançoso desta romaria, nas terras do cultivo da erva-mate, como o fizeste com os discípulos que voltavam pensativos para Emaús.
Faze-nos descobrir a tua presença no caminho da busca de melhores condições de vida através da agricultura familiar, da agroecologia e do cuidado da Mãe Terra, nossa casa comum.
Faze arder nossos corações com a tua Palavra, luz em nosso caminho, esperança e força na difícil estrada da vida de nosso tempo.
Não falte entre nós a graça de partir o pão da caridade e da eucaristia, alimentos necessários da fé e da vida fraterna, para anunciarmos a boa notícia da tua presença salvadora entre nós, a nos unir e fortalecer na luta por condições mais dignas para todos os irmãos e irmãs, sobretudo os mais necessitados. Assim seja”.
Dom Aloísio Alberto Dilli
Bispo de Santa Cruz do Sul